Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo.
01/09/2023 - 07:31
Após Lula (PT) ter afirmado em coletiva que é preciso discutir uma forma de reparar Dilma Rousseff (PT) e que a perda do mandato da ex-presidente foi um golpe de estado, 41 deputados assinaram o seu mais recente pedido de impeachment. Entre eles, cinco parlamentares filiados a partidos da base do governo: MDB, PSD e União Brasil que, juntos, lideram oito ministérios
A iniciativa do bolsonarista Sanderson (PL-RS) é uma reação às declarações de Lula no último final de semana, quando estava na Angola. Na sexta-feira afirmou que o Brasil devia um pedido de desculpas a sua correligionária:
— O fato da presidente Dilma ter sido absolvida pelo Tribunal Federal de Brasília demonstra que o Brasil deve desculpas à presidente Dilma, porque ela foi cassada de forma leviana — disse.
Já no sábado, afirmou ser preciso encontrar alguma forma de reparar Dilma. Desde segunda-feira, tramita no Congresso um projeto que visa devolver simbolicamente o mandato e anular as sessões de 2016, quando as ex-presidente foi destituída.
O impasse com a oposição respingou em parlamentares que, apesar de integrarem a base de Lula, assinaram o documento. São eles Sargento Fahur (PSD-PR), Rodrigo Valadares (União-SE), Delegado Palumbo (MDB-SP), Coronel Assis (União-MT) e Osmar Terra (MDB-RS).
Os deputados em questão pertencem a partidos com cargos no primeiro escalão do governo. No caso do MDB, Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento) e Jader Filho (Cidades) lideram ministérios. Já o PSD tem três pastas comandadas por Carlos Fávaro (Agricultura), Pesca (André de Paula) e Minas e Energia (Alexandre Silveira). Por sua vez, o União Brasil tem Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) no primeiro escalão.
Apesar da revolta, nesta quinta-feira, o presidente voltou a falar sobre o assunto em evento no Piauí. Lula tem tratado o tema como se a Justiça Federal tivesse absolvido Dilma, o que não ocorreu. Recentemente, o TRF-1 manteve o arquivamento das "pedaladas fiscais", sem resolução de mérito.
Veja lista de assinantes:
- Sanderson
- Sargento Fahur
- Marcelo Moraes
- Delegado Caveira
- Paulo Bilynskyj
- Bibo Nunes
- Rodrigo Valadares
- Bia Kicis
- General Girão
- Coronel Assis
- Amalia Barros
- Silvia Waiãpi
- Zé Trovão
- Sarg Gonçalves
- Coronel Telhada
- Junio Amaral
- Cabo Gilberto Silva
- André Fernandes
- Marcos Pollon
- Mauricio Marcon
- Pr Marco Feliciano
- Priscila Costa
- José Medeiros
- Júlia Zanatta
- Carlos Jordy
- Daniela Reinehr
- Rodolfo Nogueira
- Nikolas Ferreira
- Del Palumbo
- Luiz Philippe
- Roberta Roma
- Dr. Frederico
- Carla Zambelli
- Del Ramagem
- Coronel Chrisóstomo
- Capitao Alden
- Amalia Barros
- Osmar Terra
- Zucco
- Giovani Cherini
- Mário Frias
O Globo
FONTE: terrabrasilnoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário