O bilionário Elon Musk demonstrou apoio explícito às sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A reação veio por meio de uma breve, porém simbólica, resposta a uma publicação do secretário de Estado americano, Marco Rubio, feita nesta quarta-feira (30).
Em sua resposta, Musk utilizou dois emojis — um braço metálico em posição de força e uma chama — em clara demonstração de apoio à medida adotada pelo governo norte-americano sob a liderança de Trump.
Na postagem, Marco Rubio comunicou que Moraes foi sancionado com base na Lei Magnitsky, instrumento jurídico dos EUA voltado contra envolvidos em corrupção ou violações graves de direitos humanos.
“Donald Trump e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionaram o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, no âmbito do programa de sanções Global Magnitsky, por graves violações de direitos humanos. Que este seja um aviso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas — as togas judiciais não podem protegê-los”, declarou Rubio.
A relação entre Musk e Moraes tornou-se tensa desde que o ministro ordenou o bloqueio de perfis ligados à direita política brasileira na rede X. A plataforma, sob comando de Musk, se recusou a cumprir algumas dessas determinações, o que resultou em multas milionárias e embates jurídicos no Brasil durante o segundo semestre de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário