Parem o Dino! Esse parece ser o grito que será dado pelos bancos brasileiros.
Logo após o ministro acenar punição para os bancos que aplicarem a sanção da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, as ações dos bancos simplesmente desabaram.
A desvalorização repercute na Bolsa, que registrava baixa de 1,89%, a 134.716 pontos às 12h01. No mesmo horário, os papéis do BTG caiam 3,46%, do Bradesco, 3,60%, do Itaú, 3,28%, do Santander, 2,82%, e do Banco do Brasil, 4,17%.
O recado de Dino foi dado na última segunda (18) em uma decisão concedida em ação sobre o rompimento da barragem de Mariana (MG). O ministro declarou que ordens judiciais e executivas de governos estrangeiros só têm validade no Brasil se confirmadas pelo Supremo.
A eventual punição aos bancos passou a ser considerada no STF após ministros terem uma rodada de conversas com banqueiros sobre as ações do governo Donald Trump contra Moraes e considerarem a resposta aquém do esperado.
A avaliação foi de que nenhum banco garantiu que as sanções financeiras não seriam aplicadas contra o ministro no Brasil, apesar de as restrições impostas até o momento se restringirem às transferências para o exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário