Um trabalho jornalístico feito pelo site Poder360 identificou a primeira manifestação de dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a tendência natural dos demais ministros é realmente abandonar o ministro Alexandre de Moraes.
Moraes pressionou seus colegas para que todos assinassem uma carta em sua defesa na última quarta-feira (30). Ele acabara de saber que o governo dos Estados Unidos estava impondo a ele uma punição estabelecida pela Lei Magnitsky, que veta qualquer atividade com instituições bancárias ou econômicas norte-americanas.
Não houve consenso. Segundo apurou o site, mais da metade dos 11 ministros do STF considerou impróprio fazer um documento assinado por todos para contestar uma decisão interna dos Estados Unidos. Essa atitude dos colegas foi uma decepção para Moraes, que esperava ter unanimidade a seu favor.
Optou-se então por uma nota institucional e em tom ameno, assinada apenas pelo presidente da Corte, Luis Roberto Barroso. O texto sequer menciona os Estados Unidos.
Moraes será abandonado. É só aguardar. E se algum ministro tentar brindá-lo, morrerá abraçado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário