quinta-feira, 22 de junho de 2023

Destroços que podem ser de ‘submarino’ desaparecido são encontrados ‘junto’ ao Titanic (veja o vídeo)

JCO

Segundo reportagem do portal de notícias G1, a Guarda Costeira dos Estados Unidos encontrou destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan, desaparecido em uma expedição turística até o fundo do mar, no local onde o navio Titanic ‘repousa’ após ter naufragado, em 15 de abril de 2012.

O Titan, na verdade, é um submersível de pequeno porte, pesando 10 toneladas e com medidas de 6,5 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, o suficiente para comportar os 5 passageiros a bordo.

São eles:

Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate, empresa que organizou o ‘passeio’. Rush era também o piloto da embarcação.

O empresário paquistanês Shahzada Dawood;

Seu filho, Suleman Dawood;

Paul-Henry Nargeolet , ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic;

O explorador britânico Hamish Harding, conhecido por suas aventuras e seu bilhões na conta corrente.

Cada um desembolsou o equivalente a R$ 1 milhão e duzentos mil reais para participar da aventura sub-aquática, a uma profundidade de cerca de 3,8 mil metros no Oceano Atlântico (a cerca de 650 km da costa canadense).

Em teoria, o Titan, fabricado com uma liga de titânio com fibra de carbono, teria capacidade para suportar a pressão exercida pelo oceano em tal profundidade. A  descida rumo aos destroços do Titanic ocorreu no último domingo (18), em trajeto que poderia levar até 2 horas e meia.

Mas, segundo informações da tripulação do navio da OceanGate, que partiu do Canadá levando os os viajantes e o submersível até o local (e que aguardava pelo retorno), houve perda de comunicação quando faltavam cerca de 15 minutos para o destino.

Desde então, iniciou-se uma corrida para o resgate, que se intensificou nas últimas 24 horas, após a chegada de um uma sonda e dois veículos remotos capazes descer até o Titanic e fazer uma varredura em um perímetro de 20 mil metros quadrados.

Entre as possibilidades apresentadas, a de que estariam em pane mas ainda em uma área de solo mais estável, próximos ao Titanic, porém com reserva de oxigênio somente até a manhã de hoje. Os especialistas apontaram ainda para uma chance do submersível ter emergido até a superfície do mar, onde estaria boiando e sendo levado pelas correntes, o que tornaria quase impossível sua localização aérea, devido ao tamanho reduzido da embarcação.

A terceira possibilidade, de que, perdido nas profundezas, estaria parcialmente afundado no lodo e nas ondulações do terreno escuro do oceano, onde também dificilmente seria encontrado. E, por último, foi apresentada a possibilidade do Titan não ter suportado a pressão exercida pela água, implodindo e levando todos à morte instantaneamente.

Com essa notícia da Guarda Costeira dos EUA, sobre os destroços encontrados, somente uma análise do material poderá apontar se são realmente do Titan.

Até lá, as buscas continuam.

Confira abaixo um vídeo do Titan, ainda em solo, gravado por Stockton Rush. Ele mostra como é o submersível, por dentro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JCO Foto: Reprodução/Instagram Neste domingo (29), ocorreu em Belo Horizonte (MG) uma manifestação que contou com a presença de deputados e ...