sexta-feira, 16 de junho de 2023

MST ganha o quarto cargo estratégico no governo Lula

MST ganha o quarto cargo estratégico no governo Lula
Reprodução

Coordenador nacional do movimento vira assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira

MST ganhou mais um cargo estratégico no governo Lula. Trata-se da nomeação de um dos coordenadores nacionais do movimento, Alexandre da Conceição, para o cargo de assessor especial da Assessoria Especial do Ministério do Desenvolvimento Agrária e Agricultura Familiar (MDA). Alexandre vai despachar diretamente com o ministro Paulo Teixeira. A nomeação foi assinada pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa. É o quarto cargo importante que o MST ganha na atual gestão.

Conforme mostrou VEJA, Keli Mafort, coordenadora nacional do MST, foi escolhida em janeiro para comandar a Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República. Ela foi responsável pela ação que ficou conhecida como a “invasão da Fazenda do Temer”, em 2016, propriedade que na verdade pertencia a um amigo do então vice-presidente da República.

Em março, Milton José Fornazieri, coordenador da produção das cooperativas do MST, foi nomeado para o cargo de secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Conforme mostrou VEJA, Fornazieri é presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab), uma ONG ligada ao MST e que está impedida de fechar convênios com a União, devido a irregularidades em convênios que somaram 19,7 milhões de reais de 1996 a 2008. Apesar das pendências em nome dele, Fornazieri distribui dinheiro do ministério.

Outra pessoa ligada diretamente ao MST que ganhou participação importante no governo Lula é Ayala Ferreira, membro da direção nacional do movimento. Ela tem assento no ‘Conselhão’ do presidente Lula. Conforme mostrou VEJA, no início do ano, Ayala foi à Argélia, na África, para participar de um congresso do movimento separatista Frente Polisário, prestando solidariedade ao povo saarauí. Paulo Teixeira não quis falar sobre a nomeação de membros do MST para o governo.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rombo na Previ gera dúvidas em gestão de investimento em meio a juros altos Ministro do TCU cita “gravíssimas preocupações” com perdas no fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil e abre auditoria

 CNN Money Da CNN 06/02/2025 às 19:49 Ouvir notícia 0:00 1.0x A auditoria aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta-feira (5...