A afirmação foi feita durante discurso, ainda durante sua viagem à Bélgica, nesta quarta-feira (19), referindo-se ao suposto caso de ofensa e agressão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e seu filho, na última sexta-feira (14):
"Nós precisamos punir severamente as pessoas que ainda transmitem ódio, como o cidadão que agrediu o ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma", disse, mesmo sem o resultado das investigações, imagens ou qualquer outra prova.
Lula prossegue, afirmando que o suposto agressor ‘é um animal selvagem e não um ser humano’, e vai além, utilizando termos agressivos e ainda mais graves:
"Essa gente que renasceu no neofascismo colocado em prática no Brasil tem que ser extirpada e nós vamos ser muito duros com essa gente”.
O termo extirpado tem o mesmo significado de eliminado ou morto pela raiz, e foi utilizado, inclusive, pela Alemanha Nazista, quando da terrível perseguição e genocídio de judeus, antes e durante a Segunda Guerra Mundial.
Vale lembrar que Lula já havia utilizado este mesmo termo em 2010, no último ano de seu segundo mandato como presidente da República, quando disse que o ‘DEM deveria ser extirpado’.
Na época, o partido (atual União Brasil) era presidido pelo ex-deputado federal Rodrigo Maia (RJ), que fez a seguinte declaração a um jornalista do Estadão:
"É uma declaração de uma pessoa que mostra um certo desequilíbrio, uma pessoa que coloca para fora, neste momento, todo o seu viés autoritário, relembrando aí os piores momentos, até usando a forma como a Alemanha nazista tentou extirpar os judeus. É importante até para a reflexão da sociedade, para que ela avalie, de forma muito cuidadosa, o seu voto, não apenas na eleição presidencial, mas na eleição do Poder Legislativo, que tem e terá sempre, independente do presidente da República, um papel moderador importante."
Observem de quem parte o verdadeiro ódio e vingança e terão a resposta sobre quem são os autoritários e ditadores de fato.
Esse sujeito precisa ser chamado a dar explicações.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário