segunda-feira, 31 de julho de 2023

Governo Lula poderia ter evitado 8/1, diz inquérito militar Documento fala na responsabilidade de planejamento e ações para evitar as invasões

Leiliane Lopes - 31/07/2023 16h06 | atualizado em 31/07/2023 17h41

Imagens da manifestação em Brasília com invasão do Congresso, STF e Planalto Foto: EFE/ Andre Borges

De acordo com o inquérito militar que investigou as responsabilidades pelas invasões do dia 8 de janeiro, a Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, que integra a pasta do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), poderia ter evitado o problema. As informações são da Folha de S.Paulo.

A apuração, que gerou um relatório em março, aponta para uma falha do governo em criar um planejamento adequado para que a manifestação não resultasse nos estragos nos prédios dos Três Poderes.

Leia também1 Cotado a ministro já processou homem que o chamou de inútil
2 Políticos barram show de Pabllo Vittar com cachê de R$ 420 mil
3 Nome forte de Lula para o STF, Dino pode perder oportunidade
4 Zoológico chinês nega que ursos sejam "humanos fantasiados"
5 Zambelli processa jornalista para quem ela apontou arma

O texto fala da responsabilidade do GSI de fazer o “planejamento, o acionamento e o emprego” de militares para “ações ligadas à manutenção da integridade física do Palácio do Planalto e adjacências”.

O documento isenta as tropas militares da culpa e fala na responsabilidade da secretaria do GSI, sem apontar o nome dos responsáveis. O Departamento de Segurança Presidencial (Dseg) também foi citado na conclusão do inquérito.

Na época da invasão, a secretaria era chefiada pelo general Carlos Feitosa Rodrigues, que estava no cargo desde 2021. O militar pediu demissão em abril deste ano, após a divulgação das imagens internas do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro.

A Dseg era comandada pelo coronel Wanderli Baptista da Silva Junior, que, assim como Feitosa, foi nomeado pelo general Augusto Heleno durante o governo de Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia de SP prende Batata, chefe do PCC que foi solto pelo STJ Superior Tribunal de Justiça liberou o criminoso no ano passado

Pleno.News -  01/07/2024  13h27 | atualizado em 01/07/2024 14h33 Batata preso  Foto: Divulgação/PCSP A Polícia Militar de São Paulo prendeu ...