JCO
O histórico líder da facção das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Iván Márquez, morreu na Venezuela, nessa quinta-feira (6).
"A informação fornecida pelo grupo é que ele morreu em um hospital em Caracas, onde recebeu atendimento médico por ferimentos graves sofridos durante ataque na Venezuela, no final de junho de 2022", disse uma fonte próxima à Segunda Marquetalia (grupo ex-Farc que voltou a pegar em armas com cerca de 1.670 integrantes).
Vale ressaltar que Márquez havia sido o principal negociador das Farc no processo de paz assinado pelo grupo em conjunto com o governo do ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos em Havana, Cuba, em 2016. Porém, após discordar do processo, ele retornou às selvas colombianas para fundar a chamada Segunda Marquetalia — grupo paramilitar dissidente das Farc.
O ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, disse a jornalistas que ainda não havia informações oficiais sobre a morte de Márquez. O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu às perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário