O dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2015, no Brasil este dia transformou-se em um mês inteiro: o "Setembro Amarelo", uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP),
É uma campanha preventiva e educativa, que leva informação e esclarece dúvidas a respeito deste tema, que ainda enfrenta uma zona silenciosa de preconceitos e falta de conhecimento. De acordo com números do CVV - Centro de Valorização da Vida - mais de 30 brasileiros cometem suicídios todos os dias: uma terrível média de 1 morte a cada 45 minutos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 8º país do mundo em número total de suicídios por ano. E, para cada suicídio cometido, acontecem 20 tentativas, que não levam a óbito.
O suicídio está intimamente ligado a quadros de depressão, a doença considerada pela OMS como o "mal do século", para a qual o Brasil ocupa a preocupante 4ª posição em todo o mundo.
É também a principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 35 anos, e faz mais vítimas anualmente do que a AIDS e do que a maioria dos tipos de câncer.
O suicídio historicamente tem sido um problema silencioso, infelizmente ainda preso a preconceitos e à falta de informação. Evitar o assunto, por medo ou desconhecimento, pode nos fazer perder a chance de reconhecer sinais de ideação suicida em pessoas próximas - o que poderia salvar-lhes a vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos.
Para prevenir o suicídio é necessário oferecer acolhimento e apoio emocional. Façamos a nossa parte. Aproveite o mês de Setembro para aprender mais sobre estes sinais e, se estiver diante de alguém que precise, ofereça ajuda e direcione-a a profissionais competentes. Sua ação pode ajudar a salvar uma vida e mudar a trajetória de quem tanto precisa.
#setembroamarelo #suicidio #prevençãoaosuicídio #suicidionãoéfrescura #facaterapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário