quarta-feira, 17 de abril de 2024

Confira qual foi o voto de cada senador na PEC das Drogas Proposta, que foi aprovado no Senado, segue para a Câmara

Pleno.News - 17/04/2024 08h25 | atualizado em 17/04/2024 08h26

Placar da PEC das Drogas no Senado Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Senado aprovou, nesta terça-feira (16), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de drogas, em mais uma reação protagonizada pela Casa ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte analisa um processo sobre o tema com entendimento contrário ao texto votado pelos senadores. A matéria aprovada pelos senadores agora irá à Câmara dos Deputados.

A PEC pretende incorporar à Constituição um inciso que considera a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade como crime. Caberá ao policial, segundo emenda de autoria de Rogério Marinho (PL-RN), distinguir a pessoa entre usuário e traficante. A Casa fez a votação em dois turnos no mesmo dia. Na primeira votação, foram 53 a favor e 9 contra; na segunda, 52 a 9.

Leia também1 Senado aprova PEC que proíbe porte e posse de qualquer droga
2 Ações do Magalu despencam na Bolsa, e analistas comentam
3 Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo
4 CNJ revoga afastamento de juíza da Lava Jato e desembargadores
5 Câmara aprova urgência de PL que pune invasor de propriedade rural

Com a diferenciação feita, a PEC abre a possibilidade de o usuário receber penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência para os usuários. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é autor da proposição.

É mais uma derrota que o Senado impõe ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso também aconteceu, por exemplo, nos casos projetos de lei do marco temporal e da “saidinha”, já aprovados pelo Congresso Nacional. O PT orientou voto contrário à proposta e ficou isolado. Formalmente, o governo liberou a bancada.

O PDT e o PSB, os partidos mais fiéis aliados da base governista, seguiram caminho contrário e orientaram voto favorável à PEC. Acompanharam o voto favorável das siglas o PSD, o PL, o União Brasil, o PP, o Republicanos, a oposição e a minoria. O MDB e a maioria liberaram a bancada.

1° Turno da votação:

Made with Flourish

2° Turno da votação:

Made with Flourish

*AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atitude de Moraes anula a competência da Justiça Eleitoral

JCO Alexandre de Moraes, ao dar 24 horas para Marçal prestar depoimento/se manifestar em processo em trâmite no STF sobre algo que fez duran...