Foto: Freepik
Se você não caiu em um, muito provavelmente conhece quem entrou pelo cano em pelo menos algum dos mais diversos golpes de que tomamos conhecimento. Apesar das muitas táticas e criatividades dos criminosos, o ponto de partida dos golpes é praticamente o mesmo: eles fazem o primeiro contato.
O hábito é tão simples que chega a ser óbvio, mas nem todo mundo segue.
Toda vez que alguém entrar em contato com você, desconfie.
Seja por ligação, SMS, WhatsApp, rede social, email, não importa o meio. Caso você não tenha iniciado a conversa, fique em alerta com qualquer informação que te solicitarem ou qualquer ação que te pedirem, como clicar em um link aparentemente inofensivo.
Respire fundo, conte até dez e não faça nada até ter certeza de que aquilo é verdade, se for verdade.
De modo geral, a vítima é fisgada mais facilmente quando recebe um desses tipos de mensagens – que pode ser por ligação telefônica:
1 – Ofertas irresistíveis – preços muito mais baratos que a realidade;
2 – Urgência excessiva – induz a tomar uma decisão rápida e impulsiva para que a vítima não tenha tempo de pensar e questionar;
3 – Erros gramaticais – muitos não tomam esse cuidado e erros de ortografia acabam passando;
4 – Envio de boletos (falsos) – de empresas que, às vezes, você nem tem qualquer ligação, mas se colar, colou;
5 – Alerta sobre alguma compra – que você não fez mas, por receio de alguém ter clonado seu cartão, você acaba passando suas informações para o golpista cancelar aquela suposta compra;
6 – Solicitação de informações confidenciais – uma empresa jamais entrará em contato contigo para saber se você é você mesmo, concorda?
Então, lembre-se: nunca confie cegamente em mensagens recebidas, especialmente se elas solicitarem informações pessoais ou financeiras, te deixarem com medo, oferecerem vantagens extraordinárias ou exigirem ação imediata. Questione a autenticidade de cada comunicação digital e, em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a empresa ou pessoa que supostamente enviou a mensagem.
Se você lida com clientes e precisa se expor mais que os outros, a dica é: separe totalmente sua vida pessoal da profissional e tenha um número de telefone e email apenas para trabalho. Se entrarem em contato com o pessoal, desconfie. Se entrarem em contato no profissional, não fale de assuntos pessoais.
A prevenção é a melhor defesa contra os golpes digitais.
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