quarta-feira, 1 de maio de 2024

Descoberto fator de risco evitável para câncer de próstata

Catraca Livre

fator-de-risco-câncer-de-próstata© Fornecido por Catraca Livre

Um novo estudo descobriu um fator de risco que aumenta o risco de um homem morrer de câncer de próstata. Segundo os pesquisadores suecos, o problema está no ganho de peso.

Eles concluíram que indivíduos que engordam no final da adolescência e na faixa dos 20 anos tem mais chances de desenvolver tumores com risco de vida décadas depois.

Créditos: magicmine/istock

Detalhes do estudo

Os resultados se basearam nos dados de  258.477 participantes acompanhados por uma média de 43 anos.  O peso foi medido pelo menos três vezes entre as idades de 17 e 60 anos.

Um total de 23.348 participantes tiveram câncer de próstata e 4.790 morreram.

Os únicos fatores de risco bem estabelecidos para a doença, como o aumento da idade, histórico familiar e vários marcadores genéticos, não são modificáveis. Por isso, os pesquisadores se empenham em identificar aqueles fatores que podem ser modificados para se evitar a doença.

Pesquisas anteriores encontraram fortes evidências ligando a doença ao excesso de gordura corporal, mas as razões não estavam claras.

“Não sabemos se é o ganho de peso em si ou a longa duração de ser mais pesado que é o principal motivador da associação que vemos”, disse a principal autora, Dra. Marisa da Silva, da Universidade de Lund, na Suécia.

Segundo ela, prevenir o ganho de peso é um das formas de prevenir a doença no futuro.

Muitos cânceres de próstata são agressivos e difíceis de tratar e se espalham rapidamente para outros órgãos.

Veja também: 7 sinais de alerta de câncer de próstata para se atentar

Veja também: Câncer de próstata: entenda como é o tratamento

Veja também: Câncer de próstata: os fatores de risco e como prevenir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superior Tribunal Militar finalmente se manifesta sobre indiciamento de militares

JCO O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente Brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo, afirmou que a Corte só delib...