Recentemente, o ministro Gilmar Mendes foi entrevistado e falou sobre a relação entre o Judiciário e o Congresso Nacional, além de outros temas.
Em determinado momento da entrevista, ele é perguntado sobre supostos excessos na condução de inquéritos vindo, em especial, do ministro do STF Alexandre de Moraes:
"O senhor acredita que há excessos na condução de inquéritos específicos, principalmente os conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes?"
Alexandre de Moraes tem sido alvo de críticas significativas por sua conduta em inquéritos que muitos consideram abusivos.
Entre essas críticas, estão as do bilionário Elon Musk, que acusou Alexandre de Moraes de censura por bloquear contas no X (anteriormente Twitter) que supostamente estavam espalhando desinformação. Ele alegou que isso era um ataque à liberdade de expressão e acusou o ministro de ameaçar a democracia brasileira.
Em outro episódio, de Moraes ordenou o fechamento de contas em redes sociais, incluindo a de Nikolas Ferreira, deputado extremamente popular.
Além disso, de acordo com o jornal New York Times:
"Moraes prendeu cinco pessoas sem julgamento por postagens em redes sociais que ele afirmou atacarem as instituições do Brasil. Ele também ordenou que redes sociais removessem milhares de postagens e vídeos com pouco espaço para recurso. E este ano, 10 dos 11 juízes do tribunal condenaram um congressista a quase nove anos de prisão por fazer o que eles disseram ser ameaças contra eles em uma transmissão ao vivo. Moraes prendeu cinco pessoas sem julgamento por postagens em redes sociais que ele afirmou atacarem as instituições do Brasil. Ele também ordenou que redes sociais removessem milhares de postagens e vídeos com pouco espaço para recurso. E este ano (no contexto, 2022), 10 dos 11 juízes do tribunal condenaram um congressista a quase nove anos de prisão por fazer o que eles disseram ser ameaças contra eles em uma transmissão ao vivo."
No encontro, Gilmar Mendes responde que 'não há nenhum excesso' e 'que possui toda confiança no trabalho de Alexandre de Moraes'.
Confira o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário