quinta-feira, 9 de maio de 2024

Por que manter o Wi-Fi do celular desligado ao sair de casa é fundamental? Veja passos para melhorar a segurança do seu smartphone

 IGN Brasil


Por que manter o Wi-Fi do celular desligado ao sair de casa é fundamental? Veja passos para melhorar a segurança do seu smartphone© Fornecido por IGN Brasil

O celular é o canivete suíço da nossa geração: compacto, eficiente e com muitas ferramentas que usamos no dia a dia. Porém, há um problema que regularmente ignoramos, que é a conectividade, pois quando saímos de casa costumamos deixar o Wi-Fi ligado onde quer que vamos, o que pode nos trazer mais de um problema de segurança.

Por isso é sempre bom saber mantê-lo desabilitado para um uso mais responsável de nossos dispositivos e assim evitar conectar-se a redes maliciosas e até mesmo evitar que nos localizem a qualquer momento.

Desabilite o WiFi ao sair de casa

A primeira coisa que precisamos saber para um gerenciamento mais seguro da conectividade de nossos dispositivos é estar atento a uma prática extremamente comum: deixar o Wi-Fi ligado para que ele se conecte automaticamente à rede doméstica quando chegarmos em casa. E não é que seja uma jogada pouco inteligente, muito pelo contrário, pois isso evita, por exemplo, ver que todos os nossos dados foram gastos jogando ‘Call of Duty: Warzone Mobile’ ou algo semelhante.

O problema está na segurança do nosso dispositivo. À medida que o mantemos em constante busca por redes para se conectar, damos lugar à interação com todos os tipos de redes abertas, sejam elas maliciosas ou não. Desta forma, as informações armazenadas no nosso smartphone, incluindo a nossa localização, são compartilhadas.

A questão da localização não é pouca coisa. Somos criaturas de hábitos e certamente e constantemente vamos aos mesmos locais para passear em locais onde já temos inúmeras redes Wi-Fi ligadas ao café que gostamos, ao shopping, até ao metro. Rastrear as redes às quais nos conectamos pode revelar facilmente nosso comportamento e localização.

Por esses motivos, é importante repensar a forma como protegemos a nós mesmos e ao nosso dispositivo. Um primeiro passo é deletar todas as redes às quais já estamos vinculados e só acessá-las quando precisarmos. Isso evitará que fiquemos expostos a qualquer tipo de problema, inclusive os que já mencionamos.

Algumas recomendações extras

No caso particular dos dispositivos Android, é importante adicionar um passo extra à equação. Não é necessário apenas desligar o Wi-Fi ao sair de casa e desvincular redes previamente conhecidas, já que boa parte dos aparelhos deste conjunto costumam configurar a localização também com Bluetooth, então acesse as configurações e navegue até as opções de “Localização”. " verificar quais funções estão ativas é de extrema importância.

Assim, podemos decidir quanta liberdade daremos ao nosso celular. O mesmo acontece com aplicativos que podem acessar nossa localização. É aconselhável rever a lista de aplicações que têm acesso à nossa localização para garantir que apenas as necessárias estão ativadas.

Finalmente, talvez seja razoável considerar o quanto precisamos do Wi-Fi fora de casa. Se apenas ouvirmos música, que regularmente já baixamos para uso mesmo sem redes disponíveis, ou se no máximo estivermos conversando no WhatsApp ou no Messenger, talvez não nos prejudique tanto ter apenas acesso aos dados móveis.

*Texto traduzido do site parceiro Xataka México

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Twitch! | Siga Gabriel Sales no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lacombe volta com o pé na porta e destrói a famigerada narrativa da PF (veja o vídeo)

 JCO Em sua coluna no jornal Gazeta do Povo, Luis Ernesto Lacombe soltou o verbo contra a famigerada narrativa de "golpe". Em dura...