terça-feira, 25 de junho de 2024

Dê adeus às chamadas de spam com essa configuração que todo celular Android tem

IGN Brasil

Spam e ligações comerciais são um problema comum há muitos anos, algo com o qual temos que lidar constantemente todos os dias. Porém, é muito provável que o seu celular possua uma ferramenta eficaz no combate a ligações não solicitadas de telemarketing, e até mesmo contra tentativas de fraude e golpes telefônicos.

Além das chamadas de spam em que tentam nos vender serviços e produtos, existe também o risco de que a chamada proveniente de um número desconhecido seja uma tentativa de fraude. Para nos protegermos e evitarmos lidar com chamadas de spam de qualquer tipo, podemos usar o filtro de chamadas da Google.

Dê adeus às chamadas de spam com essa configuração que todo celular Android tem© Fornecido por IGN Brasil

(Imagem: Onur Binay/Unsplash) Como usar o filtro de chamadas anti-spam no Android?

A Google possui seu próprio aplicativo de telefone (Google Phone), que vem instalado de fábrica em seus próprios telefones (Google Pixel), mas também está disponível por padrão em aparelhos de outros fabricantes. Este aplicativo possui um filtro anti-spam que funciona muito bem.

O aplicativo rejeita diretamente chamadas de spam e nem sequer avisa o usuário que isso aconteceu, evitando assim que o celular fique tocando o tempo todo. Portanto, recomendamos que você ative a função anti-spam deste aplicativo oficial de chamadas do Google. O app vem instalado de fábrica nos smartphones das marcas:

Google Xiaomi Motorola

Se o seu celular não tiver o aplicativo Telefone do Google (Google Phone) instalado, não se preocupe. Qualquer aparelho Android pode baixar o aplicativo gratuitamente direto da Google Play Store neste link. Depois da instalação, basta selecioná-lo como o app principal para fazer chamadas e seguir as etapas abaixo:

Acesse o "Telefone do Google"; Pressione o botão de três pontos no canto superior; direito e selecione "Configurações"; A seguir, toque em "Identificador de chamadas e spam"; "Ver código do autor da chamada e spam" e "Filtrar ligações spam" estarão disponíveis. Aconselhamos habilitar ambos.

Desta forma, o Google Phone não só filtrará chamadas de spam (segunda opção), mas também nos informará quando um número for spam (primeira opção) para que possamos ignorá-lo, embora na maioria dos casos o app rejeite automaticamente a chamada. Na tela principal de opções de configurações do aplicativo Telefone do Google também temos outra opção que pode ser muito útil: "números bloqueados".

Ao habilitar esta opção podemos bloquear manualmente os números de telefone que pretendemos para não receber as suas chamadas ou mensagens de texto, e também podemos bloquear completamente chamadas de números desconhecidos. Mas lembre-se que se você ativar esta opção e estiver aguardando uma ligação importante de um número que não possui em sua agenda de contatos (como entrevista de emprego, entrega de transportadora, etc), você não a receberá. Portanto, utilize com cuidado.

Além do aplicativo Google Phone, alguns fabricantes costumam incluir seus próprios sistemas de filtro anti-spam. É o caso da Samsung, que possui seu próprio aplicativo telefônico nos celulares Samsung Galaxy e seu próprio sistema de detecção de spam. É uma boa alternativa se você não deseja instalar outro aplicativo de telefone no seu celular.

Para ativar o filtro antispam em telefones Samsung, siga estas etapas: Acesse o aplicativo de telefone padrão da Samsung; Pressione o botão de três pontos no canto direito e selecione "Configurações"; Em seguida, clique na opção "Proteção de ID de chamada e spam"; Ative o filtro com o botão na parte superior da tela.

Após ativar a função, podemos personalizar o funcionamento escolhendo se queremos bloquear apenas as chamadas de scam de alto risco ou todas as chamadas de spam e scam. A Samsung usa o banco de dados do aplicativo Hiya para detectar spam e tentativas de fraude tarifária.

Com essas configurações, você sofrerá muito menos com chamadas indesejadas no seu celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário