Estadão
Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!
Uma alimentação rica em superalimentos durante a infância e juventude é um dos fatores que pode contribuir para uma velhice saudável e permitir que você faça parte do grupo dos ‘’superidosos’'. Essa denominação refere-se às pessoas que chegam aos 90 anos com uma redução significativa do envelhecimento do cérebro, mantendo as capacidades cognitivas estáveis e semelhante à de indivíduos mais jovens.
Estudos de Harvard, abordados em matéria do Estadão, mencionam que a genética é o fator principal que colabora para alguém ‘adentrar’ ao grupo dos ‘’superidosos’', mas o consumo de superalimentos é outro aspecto importante a ser considerado para alcançar essa condição . Você sabe o que são os superalimentos? Descubra e veja receitas que os integram:
Superalimentos
Trata-se do conceito que engloba alimentos que concentram grandes porções de substâncias protetoras, possuindo alto valor nutricional e trazendo diversos benefícios à saúde. Muitos deles são facilmente encontrados em terras brasileiras, sendo o açaí, a cúrcuma e ora-pro-nóbis um dos principais exemplos, integrando o grupo junto com o azeite de oliva, oleaginosas e grãos integrais. As informações são da matéria de Matthew Solan ao Estadão.
Açaí
Embora estejamos acostumados a consumir o açaí adicionado a complementos como leite condensado e algum creme de avelã, é claro que o fruto sem essa adições é o mais recomendada para consumo. Ele possui abundância em vitaminas e doses de antocianinas, que são pigmentos de ação antioxidante.
Smoothie de açaí
Este smoothie ganha a consistência de um milksheik especialmente por incluir a banana e a pasta de amendoim entre os seus ingredientes. O conjunto é saboroso e refrescante no paladar. Veja a receita completa aqui.
Cúrcuma
A cúrcuma tem grande potencial na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, no tratamento de problemas inflamatórios, e também no bom funcionamento da cognição. Este ingrediente pode ser incorporado aos elementos de um arroz, aparecer em uma refeição completa ou até mesmo ser adicionado a um suco.
Tiras de frango com cúrcuma refogado e tomate pelado
Se você quiser fugir da forma tradicional de preparar o frango, esta receita mostra um novo jeito delicioso que fica pronta em apenas oito passos. Veja a receita completa aqui.
Ora-pro-nóbis
Todas as três espécies de ora-pro-nóbis encontradas no Brasil são comestíveis. Integrada ao grupo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), seu consumo está associado a diversos benefícios, pois possui abundância em vitaminas, fibras e minerais, além de ter efeitos antioxidantes, laxantes e hipoglicemiantes.
Angu com creme de ora-pró-nobis
Esta versão, elaborada por Salvatore Loi, acompanha um saboroso creme de ora-pro-nóbis. O prato pode ser finalizado com uma colher de gel de músculo e cebulet. Veja a receita completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário