quarta-feira, 12 de junho de 2024

MP do governo Lula faz chineses comprarem soja dos EUA Aumento de tributos faz o produto brasileiro ser mais caro que o de outros países

Leiliane Lopes - 12/06/2024 15h05 | atualizado em 12/06/2024 16h03

soja
Soja (Imagem ilustrativa) Foto: Freepik

Importadores da China passaram a comprar soja dos Estados Unidos, desistindo dos agricultores brasileiros. O motivo seria a Medida Provisória 1.227/2024 que entrou em vigor no dia 4 de junho aumentando a carga tributária do agronegócio.

Em consequência do aumento dos tributos, os valores da soja brasileira tiveram reajuste e o comprador chinês optou por comprar de outro país. As informações são da agência Bloomberg, especialista em notícias econômicas.

Leia também1 Papa convida Fábio Porchat e Cacau Protásio para encontrá-lo
2 Morre, aos 90 anos, a atriz Ilva Niño, a Mina de Roque Santeiro
3 Leilão: Secretário desmente ministro e nega ter se demitido
4 "Exército" do Instituto Lula faz militância pró-governo nas redes
5 7/9: TSE anula condenação de Bolsonaro, que segue inelegível

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirma que os chineses compraram pelo menos 208 mil toneladas de soja dos americanos desde o começo do mês.

– A China está comprando suprimentos dos EUA, porque os compradores no Brasil não conseguem repassar esses custos mais altos para o agricultor – disse Victor Martins à Bloomberg.

CONGRESSO CANCELA EFEITOS DA MP

Nesta terça-feira (11), o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) impugnou parte da MP 1227/2024, devolvendo ao governo federal a parte que aumentava a arrecadação de impostos.

Na avaliação de Pacheco, o trecho da MP foi cancelado por “flagrante inconstitucionalidade”. A medida foi devolvida porque, segundo a Constituição, as alterações tributárias não podem ter validade imediata, mas sim passar pela chamada noventena, ou seja, só terão validade após 90 dias depois da publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atitude de Moraes anula a competência da Justiça Eleitoral

JCO Alexandre de Moraes, ao dar 24 horas para Marçal prestar depoimento/se manifestar em processo em trâmite no STF sobre algo que fez duran...