Foto: Reprodução/X(antigo Twitter) @mtst
O Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) invadiu, no último sábado, dia 8, o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Porto Alegre (RS). O edifício, localizado no Centro Histórico da cidade, possui 25 andares e está desativado para atendimento ao público, sendo utilizado apenas como depósito para armazenar arquivos, móveis e utensílios da entidade.
A ação, denominada ‘Ocupação Maria da Conceição Tavares’, foi realizada em homenagem à economista e ex-deputada do Partido dos Trabalhadores, que faleceu no mesmo dia. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), o deputado estadual Matheus Gomes (Psol-RS) declarou que a iniciativa oferece abrigo a pessoas que perderam suas casas devido às chuvas e enchentes que atingiram o Estado.
“Esse movimento apresenta um caminho para a reconstrução de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Trazer a população trabalhadora e pobre para morar no centro, usar estruturas que já estão construídas, sejam elas públicas ou privadas, e diminuir o poder da especulação imobiliária”, afirmou o deputado.
Segundo Gomes, o governo precisa enxergar essa ação com sensibilidade, pois representa uma solução ‘inteligente’ após o desastre climático. Cláudia Ávila, coordenadora nacional do MTST, destacou que a ocupação demonstra que é possível construir moradias populares dignas em imóveis que não cumprem sua função social, especialmente através do programa Minha Casa Minha Vida. De acordo com o último balanço da Defesa Civil do RS, 18.854 pessoas estão em abrigos e 423.486 estão desalojadas devido às enchentes em todo o Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário