JCO
Augusto Cezar Uzeda, ex-diretor da área internacional da OAS, doou R$ 20 mil ao Partido dos Trabalhadores (PT) em março deste ano. A transferência foi realizada eletronicamente e devidamente declarada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Uzeda, que já esteve sob investigação junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suspeitas de tráfico de influência na Costa Rica e fez a doação para apoiar a manutenção do partido.
A relação entre ele e Lula
A investigação teve início em 2019, fundamentada na delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Pinheiro afirmou ter contratado Lula para uma palestra na Costa Rica em 2011, com o objetivo de beneficiar a empreiteira.
Segundo Pinheiro, durante a viagem, ele e Uzeda se reuniram com autoridades costarriquenhas por intermédio de Lula. Mais tarde, Léo Pinheiro escreveu uma carta eximindo Lula de qualquer culpa. Uzeda também negou qualquer irregularidade por parte de Lula.
Em setembro de 2021, a juíza federal Maria Carolina Akel Ayoub determinou o arquivamento da investigação contra Lula, Pinheiro e Uzeda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário