De acordo com os EUA, a aquisição do avião violava as sanções impostas à Venezuela. A aeronave foi descrita como o equivalente venezuelano do Air Force One, avião que transporta presidentes norte-americanos, e já havia sido fotografada em outras viagens de Maduro pelo mundo.
“Isso manda uma mensagem para o topo. Apreender o avião do chefe de Estado estrangeiro é algo inédito para questões criminais. Estamos mandando uma mensagem clara aqui de que ninguém está acima da lei, ninguém está acima do alcance das sanções dos EUA”, disse um dos oficiais dos EUA à CNN.
Na sequência, o empresário Elon Musk ameaçou fazer o mesmo com Lula.
Em uma postagem no X, Elon Musk ameaçou apreender ativos do governo brasileiro, se este não devolver as propriedades do X e da SpaceX que foram apreendidas ilegalmente por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
“A menos que o governo brasileiro devolva a propriedade apreendida ilegalmente de X e da SpaceX, buscaremos também a apreensão recíproca de ativos do governo. Espero que Lula goste de voar comercial”, disse Musk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário