Marcos Melo - 17/09/2024 21h04 | atualizado em 18/09/2024 07h36
Dois congressistas norte-americanos protocolaram um projeto de lei, nesta segunda-feira (16), mirando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A proposição de autoria dos deputados republicanos Maria Elvira Salazar e Darrel Issa prevê que autoridades de outros países que pratiquem censura contra cidadãos americanos não possam entrar nos Estados Unidos.
Leia também1 Gayer inicia campanha contra 'o partido mais perigoso do Brasil'
2 Pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes chegam a 24
3 Senador quer instaurar CPI para apurar atuação de Moraes
4 Foragidos do 8/1 são candidatos nas eleições deste ano. Entenda!
5 X segue bloqueado no país apesar de ter multas quitadas; entenda
Uma das motivações da proposta é a figura de Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio da rede social X. A ação é vista pelos republicanos como uma clara violação aos direitos do empresário Elon Musk.
– O ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk – declarou Maria Elvira Salazar em seu site.
A parlamentar frisou que “os agentes da censura não são bem-vindos na terra da liberdade, os Estados Unidos”.
Já Darrel Issa falou em “abuso de poder por parte do Supremo Tribunal Federal no Brasil”.
– Todos nós estamos cientes do abuso de poder por parte do Supremo Tribunal Federal no Brasil, que está atacando Elon Musk e bloqueando o acesso ao X, uma empresa americana de capital fechado. Mas os direitos de liberdade de expressão dos americanos também estão sob ataque em todo o mundo, e em muitos países que talvez não esperássemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário