Carregar o smartphone é uma das atividades mais comuns da vida cotidiana e, em princípio, uma das mais fáceis de se realizar. Entretanto, há alguns detalhes que precisam ser levados em conta se quisermos aproveitar ao máximo a vida útil da bateria, como a condição dos cabos e até mesmo da porta de carregamento.
Isso não se refere a como o uso do carregamento rápido afeta a saúde da bateria, mas se concentra em cuidar de outros elementos relacionados, como os pinos do cabo e a entrada do celular.
Dito isso, é provável que estejamos carregando nosso dispositivo incorretamente por não considerarmos a ordem correta em que os componentes devem ser conectados.
Vamos esclarecer uma coisa: atualmente, os smartphones têm vários recursos de segurança que protegem sua integridade e a vida útil da bateria. Por exemplo, embora os efeitos do carregamento rápido ainda estejam sendo pesquisados, esses dispositivos têm opções para garantir que o processo de carregamento seja eficiente.
Em alguns modelos, como os da Samsung, você pode selecionar se deseja ativar o carregamento rápido e definir um limite de carregamento para que ele não chegue a 100% se você não quiser, evitando assim ciclos de carga e descarga desnecessários. Entretanto, há alguns modelos que gerenciam isso automaticamente.
Embora o software seja importante, neste caso, vamos nos concentrar no hardware. De acordo com nossos colegas da Xataka Android, há situações em que a experiência de carregamento é afetada por componentes tão básicos quanto o cabo.
Por exemplo, uma editora revelou que seu iPhone reagia de forma estranha a um cabo Lightning; se ele fosse posicionado de uma determinada forma, o telefone não carregava, mas carregava quando torcido. Ao verificar o cabo, ela descobriu que um dos pinos de carregamento apresentava corrosão, que pode ocorrer de forma mais grave em várias partes do conector.
Isso pode acontecer porque os pinos têm tensões positivas e negativas que, quando o fio é inserido no telefone, podem gerar uma faísca. O ar pode conduzir uma corrente elétrica, e pode ocorrer uma faísca. Isso pode levar à oxidação e à corrosão dos fios.
A forma correta de carregar o celularEntão, qual é a maneira correta de conectar o smartphone? Para evitar a geração de faíscas, o correto é fazer o seguinte:
Caso o cabo esteja danificado, ele pode ser substituído por outro cabo. Entretanto, o problema é mais complicado se a porta de carregamento estiver danificada. Portanto, é melhor minimizar os riscos conectando primeiro o cabo ao telefone e depois ao carregador.
*Texto adaptado e traduzido do site parceiro Xataka.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Ketlyn Ribeiro no Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário