sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Depois de mais de duas décadas preso, ator prova sua inocência

JCO

Ao ouvir o veredito, o ator exclamou: “27 anos!”, referindo-se ao tempo total que passou lutando para provar sua inocência. Velazquez foi preso em 1998 e condenado à prisão perpétua, mas conseguiu sua liberdade em 2021, após apresentar evidências que demonstravam sua ausência de ligação com o crime. Sua defesa destacou, entre outros pontos, que suas características físicas não coincidiam com os relatos das testemunhas do crime.

Em 2012, o programa Dateline NBC expôs várias inconsistências em sua condenação, o que impulsionou a luta de seus advogados, que durou cerca de uma década até que ele fosse libertado.

Em 2022, o presidente Joe Biden emitiu um pedido de desculpas público a Velazquez por sua prisão injusta. Além de sua atuação como ator, JJ Velazquez cofundou a organização Voices From Within, que oferece suporte legal a presos que, como ele, enfrentaram condenações erradas.

Velazquez também é ativo como ativista social e político. Ele participa do elenco de Sing Sing, um filme dirigido por Greg Kwedar e estrelado por Colman Domingo, que tem como atores principais ex-presidiários. A obra narra a história de um homem condenado por um crime que não cometeu, mas que encontra sentido ao se envolver com o teatro dentro da prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JCO Foto: Reprodução/Instagram Neste domingo (29), ocorreu em Belo Horizonte (MG) uma manifestação que contou com a presença de deputados e ...