metrópoles Giovanna EstrelaMateus Salomão
atualizado
O candidato Donald Trump, que concorre à presidência dos Estados Unidos pelo partido Republicano, levou a melhor e venceu no estado do Tennessee, conforme projeção da Associated Press (AP). Com a vitória, ele conquista mais 11 delegados na disputa contra a vice-presidente Kamala Harris pela sucessão de Joe Biden na Casa Branca.
Acompanhe a apuração dos votos para presidente, em tempo real, neste link.
O dia D da votação nos Estados Unidos foi nesta terça-feira (5/11), mas os eleitores do país estão votando desde o mês passado, tanto de forma presencial quanto pelos correios. A apuração das urnas começou já na noite de terça.
O sistema eleitoral estadunidense é diferente do brasileiro, pois cada estado é responsável pela organização das eleições. Dessa forma, a totalização dos votos e o anúncio do resultado pode variar entre os pleitos.
Além disso, vale lembrar que, nos Estados Unidos, nem sempre quem ganha no voto popular é eleito presidente, pois a base do sistema é na eleição dos delegados. O candidato que conquistar 270 dos 538 delegados ganha a eleição.
Quem é Trump
Donald John Trump tem 78 anos e nasceu em 14 de junho de 1946, no coração da movimentada Nova York, nos Estados Unidos. Ele é o segundo de cinco filhos do casal Fred Trump e Mary MacLeod.
O empresário nova-iorquino tem uma biografia recheada de episódios marcantes, que vão da vida empresarial à TV, dos problemas de disciplina na escola até se tornar um dos líderes políticos mais importantes do mundo.
Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, aos 70 anos de idade, numa disputa acirrada contra a ex-secretária de Estado do país, Hillary Clinton, em 2016. Com a popularização do slogan Make America Great Again – Torne a América grande novamente -, o magnata, especialista em atrair a atenção para si, conseguiu a maioria dos delegados no colégio eleitoral.
Nas eleições de 2020, ele foi derrotado pelo democrata Joe Biden, de quem Kamala Harris é vice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário