Revisão de estudo explica por que você não pode ter essa planta em casa nesta situação
A espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata) é uma das plantas decorativas bastante populares não apenas na área interna das casas, mas também em jardins e quintais.
Além de ser fácil de cultivá-la em casa, essa planta é requisitada na decoração de interiores por um motivo bem específico, que não se limita à estética: ela é conhecida por proteger os ambientes contra energias negativas e mau-olhado.
Outra curiosidade é que essa espécie também tem um grande potencial de filtragem do ar, pois elimina substâncias tóxicas e produz oxigênio durante a noite. No entanto, ela oferece riscos à saúde de animais domésticos.
Um artigo recente publicado na Seven, editora de publicações acadêmicas, fez uma releitura de estudos anteriores de toxicologia em Medicina Veterinária, intoxicação por plantas ornamentais e anotações próprias em sala de aula. Saiba quais são os riscos reais para os seus pets.
Espada-de-São-Jorge é um risco para ambientes com pets
Muitas plantas ornamentais são consideradas tóxicas para animais de estimação e esta revisão de literatura foca exatamente na intoxicação por Sansevieria trifasciata, também conhecida como planta-cobra ou estada-de-São-Jorge.
Segundo aponta o estudo, a intoxicação por plantas tóxicas em cães e gatos, por exemplo, é um problema comum em ambientes domésticos devido à presença de plantas ornamentais. E por este motivo que os veterinários orientam os tutores sobre as plantas a serem evitadas em casa e locais acessíveis aos animais.
A espada-de-São-Jorge é potencialmente perigosa devido à presença de substâncias tóxicas, como oxalato de cálcio, alcaloides e saponinas presentes em suas folhas e rizomas.
O que acontece se o gato ingerir a planta espada-de-São-Jorge
Conforme ressalta o artigo, esses compostos podem causar diversos problemas, desde irritação oral, dificuldades respiratórias, salivação excessiva e danos gastrointestinais, hepáticos e renais, podendo levar à morte em casos graves, se não forem tratados precocemente.
A recomendação dos médicos veterinários é que os proprietários identifiquem a planta ingerida para permitir um tratamento adequado e precoce. Desta forma, é possível evitar complicações graves.
Os estudos mostram, no entanto, que a gravidade da intoxicação vai depender da espécie do animal, da substância tóxica e da quantidade ingerida.
Quais são os sintomas nos gatos por intoxicação com a espada-de-São-Jorge
Se você tem essa planta em casa e percebeu alguns sintomas característicos de envenenamento no seu gato, verifique se o pet pode ter ingerido pedaços das folhas. Dentre os sintomas mais comuns nesses estãos:
- Náusea;
- Vômito;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Fraqueza;
- Tremores;
- Convulsões;
- Dificuldade de deglutição.
O oxalato de cálcio pode causar lesões nos rins e os alcaloides afetam o sistema nervoso e cardiovascular, diz o artigo. As saponinas provocam gastroenterites graves e danos hepáticos.
Para o tratamento sintomático, os veterinários recomendam a hidratação, indução de vômito, carvão ativado, antiácidos e hepatoprotetores para evitar complicações graves e a morte do animal.
O primeiro passo, no entanto, é levar o seu pet ao veterinário para a realização de exames clínicos, hemograma e exames de imagem.
Veja mais!
Nem lírio-da-paz, nem zamioculca: esta é a planta que mais traz prosperidade para a sua casa
Os melhores lugares da casa para colocar a zamioculca, conhecida como a planta da fortuna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário