Monique Mello - 01/12/2024 20h51 | atualizado em 01/12/2024 21h53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi quem deu a ideia de criar uma moeda única para o Brics. É o que afirma ministro das Relações Exteriores da Rússia Serguei Lavrov.
– O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi o iniciador, na Cúpula do Brics em Joanesburgo, em 2023, da discussão sobre sistemas de pagamento alternativos, um dos temas da presidência russa – disse o russo em entrevista à TV Brics.
Leia também1 Trump sobe o tom após Brics falar em substituir moeda americana
2 Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping
3 Brasil se abstém em condenar Irã na ONU por repressão a mulheres
4 Lula se encontra com Defesa e Forças Armadas
5 Em vídeo, Marinha questiona “privilégios” e manda indireta
– Em resposta a essa iniciativa, que foi formalizada na Declaração de Joanesburgo, ministros das finanças e chefes de bancos centrais trabalharam na questão. Houve progresso, mas é necessário concluir esse trabalho para que já existam mecanismos prontos para uso – continuou.
Lavrov acredita ainda que Lula “fará questão de que esse tema seja uma das prioridades”.
Caso esse projeto do Brics vá adiante, os países que formam o bloco econômico sofrerão consequência severas. O grupo é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
– Exigimos compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda Brics, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem encontrar outro otário! – escreveu o republicano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário