O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, fez duras críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma carta enviada a grupos de WhatsApp de políticos e aliados do presidente. No texto, Kakay aponta que Lula mudou seu comportamento em seu terceiro mandato, se afastou de interlocutores estratégicos e corre o risco de perder as eleições de 2026.
"Lula está isolado e capturado"
Segundo Kakay, o atual presidente não faz mais política como antes e tem dificuldades em manter o diálogo com aliados.
“O Lula do 3º mandato, por circunstâncias diversas, políticas e principalmente pessoais, é outro. Não faz política. Está isolado. Capturado. Não tem ao seu lado pessoas com capacidade de falar o que ele teria que ouvir”, escreveu.
O advogado destacou que, no passado, Lula tinha uma habilidade única de seduzir e dialogar com diferentes setores políticos. Porém, atualmente, muitos aliados têm dificuldade até mesmo de acessá-lo diretamente.
Risco eleitoral em 2026
Kakay também demonstrou preocupação com as perspectivas eleitorais do presidente. Segundo ele, a falta de articulação política pode levar Lula a uma derrota em 2026, algo que, até pouco tempo, parecia improvável.
“Bolsonaro só perdeu porque era um inepto. Se tivesse ouvido Ciro Nogueira e se vacinado, ou ficado calado sem ofender as pessoas, teria ganho com a quantidade de dinheiro que gastou. Perder uma reeleição é muito difícil, mas o Lula está se esforçando muito para perder. E não duvidem dele, ele vai conseguir”, alertou.
A carta menciona ainda pesquisas recentes que indicam queda na popularidade do petista. Um levantamento do Datafolha, divulgado em 14 de fevereiro, mostrou que a aprovação de Lula caiu para 24%, o menor índice em seus três mandatos. Além disso, uma pesquisa do Ipec, no dia 15, revelou que 62% dos brasileiros acreditam que Lula não deveria disputar a reeleição.
Busca por uma "direita civilizada"
Diante desse cenário, Kakay declarou que já começa a torcer pelo crescimento de uma "direita civilizada", uma vez que, segundo ele, a extrema-direita continua ganhando espaço no Brasil e no mundo. Ele também mencionou a possível prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro até setembro deste ano, o que poderia abrir caminho para novas lideranças.
Por fim, Kakay destacou que Lula ainda pode se recuperar, mas precisa mudar sua postura e se reconectar com sua base política. “Quem se refez depois de 580 dias preso injustamente, pode quase tudo”, escreveu o advogado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário