O ex-presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto reapareceu publicamente nesta sexta-feira (21).
Ele realizou uma palestra na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, no evento “Brasil em Transição: Estabilidade Macroeconômica, Desafios Climáticos e Progresso Social”, promovido pela XP Private Bank com a Miami Herbert Business School.
Campos Neto fez uma revelação bombástica:
“Minha maior previsão é a de que bancos tradicionais serão profundamente abalados por bancos de plataformas digitais. É um processo que já está acontecendo e que vai acelerar nos próximos dois anos”.
Segundo ele, há uma capacidade dos bancos digitais oferecerem serviços tecnológicos a um custo “muito mais baixo” do que o das instituições tradicionais, o que leva a “um custo mais baixo de atração e retenção de clientes”.
“Pela crescente digital, os emergentes são mais evoluídos. Ainda se usa talões de cheque nos EUA”, afirmou. O processo é descrito por Campos Neto como “disrupção”.
O ex-presidente do BC citou o surgimento de métodos de pagamento instantâneo, como o Pix, e disse que isso está fazendo com que a “parte transacional” dos bancos valha cada vez menos.
Em um futuro próximo, Campos Neto também afirmou enxergar a existência de uma única plataforma integrada. “Você não terá no seu celular um aplicativo do banco A, B, C ou D. Veremos esses mercados de finanças em um único aplicativo com todos os seus dados, e você poderá migrar suas informações para diferentes instituições e comparar produtos financeiros a preços mais baratos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário