Petista e seus correligionários colecionam inverdades ao longo dos últimos anos
Neste 1° de abril, que marca o Dia da Mentira, nada mais oportuno do que relembrar algumas das inverdades contadas pelo presidente Lula (PT) e seus aliados nos últimos tempos. Entre discursos contraditórios e narrativas distorcidas, não foram poucas as vezes em que o petista e seus correligionários fizeram jus ao primeiro dia de abril.
1. NO G20, LULA MENTE SOBRE DADOS DA FOME
No dia 18 de novembro do ano passado, na abertura do primeiro dia da Cúpula de Líderes do G20, Lula divulgou dados falsos sobre ter acabado com a fome no Brasil.
2. MENTIRA SOBRE OBRA SIGILOSA DE JANJA
A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, expôs a primeira-dama Janja em julho de 2024 ao revelar contradições do atual governo quanto a uma reforma no terceiro andar do Palácio do Planalto. Na época, a jornalista usou seu perfil na rede social X para exibir o print de uma conversa via mensagens de texto que teve com a assessoria de Janja.
Bergamo questionou se estava em andamento uma reforma no terceiro andar do Planalto com a finalidade de ampliar a sala de Janja, produzindo maior conforto à acomodação da primeira-dama. A assessoria negou. A colunista disse, porém, que apesar da negativa a reforma estava, sim, em curso.
3. GOVERNO MENTE SOBRE REJEITAR AJUDA PARA O RS
Em uma nota oficial divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) no dia 8 de maio de 2024, o governo mentiu ao afirmar que não recusou oferta de ajuda do Uruguai para operações de socorro aos afetados pela enchente no Rio Grande do Sul. Apesar de ter aceitado um helicóptero uruguaio, a gestão petista rejeitou sim outras ofertas do país vizinho.
4. LULA MENTE SOBRE O ENEM
Lula cometeu alguns erros, em novembro de 2023, durante transmissão ao vivo do extinto Conversa com o Presidente. Uma das falas controversas foi sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O petista declarou que, naquele ano, não houve intercorrências com a prova e que o exame “foi feito sem nenhum problema”.
No entanto, na ocasião, a Polícia Federal (PF) precisou apurar o vazamento de imagens da prova nas redes sociais. No dia 5 de novembro, a primeira parte da prova e fotos dos cadernos de questões passaram a circular nas redes assim que se iniciou o exame. Foi o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por sinal, quem acionou a PF para investigar o caso.
A investigação conseguiu encontrar oito pessoas em vários estados que teriam compartilhado imagens da prova.
5.LULA MENTE SOBRE CALOTE DE PAÍSES “AMIGOS” DO PT
Em 2023, Lula mentiu ao dizer que Cuba e Venezuela deram calotes no Brasil por culpa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, os países tinham dívidas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2018, quando o presidente ainda era Michel Temer (MDB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário