Precatórios são dívidas judiciais que devem ser acompanhadas pelo Prefeito Municipal, Procurador Geral do Município e Secretário de Fazenda.
Existe uma fila de dívidas judiciais que o Tribunal de Justiça exige o pagamento, se o gestor não efetua o pagamento mensal o TRIBUNAL DE JUSTIÇA EFETUA O BLOQUEIO POR NEGLIGÊNCIA E IRRESPONSABLIDADE DE PAGAMENTO DO GESTOR PÚBLICO, EM MAIS DE UM MÊS SEM PAGAMENTO. Ressalte-se que o município pode até parcelar, caso o Município se manifeste junto ao TJPI.
O Prefeito Municipal por negligência e por ser um mal gestor chegou ao ponto de ter as contas bloqueadas.
Os precatórios deixados são referentes a dívidas de gestões de vários ex prefeitos, antes de 2016, mas em sua maioria da gestão de Florentino Neto e não da gestão de Mão Santa. Pagamento de Precatório é obrigação de todo município e são públicos, não precisa o gestor atual querer jogar sua obrigação legal para terceiros e aliás existe previsão orçamentária para pagamento dos precatórios na Lei municipal.
Por fim, a Prefeitura Municipal de Parnaíba recebeu em todos os meses de 2025, Fundo de Participação com valores maiores que os anos anteriores - reflexo e fruto do desempenho do governo austero de Mão Santa em 2024. Na gestão de Mão Santa a fila de Precatórios foi obedecida, a lei orçamentária de pagamento cumprida.
O gestor municipal deve demonstrar competência técnica e exercer um controle rigoroso sobre as finanças públicas, garantindo o cumprimento dos pagamentos. Caso contrário, as contas serão constantemente bloqueadas. Um Prefeito que não acompanha nem mesmo o pagamento de precatórios, um Secretário da Fazenda e um Procurador-Geral que sequer se preocupam em acompanhar no Tribunal de Justiça ou parcelam os precatórios do município - isso demonstra uma grande incompetência, negligência e má fé!
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário