JCO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, endureceu ainda mais o tom ao ameaçar aplicar tarifas adicionais ao Brasil, caso o governo de Luiz Inácio Lula da Silva decida reagir à alíquota de 50% anunciada sobre produtos brasileiros. A advertência veio acompanhada da divulgação da íntegra de sua carta, publicada nas redes sociais e endereçada formalmente ao presidente brasileiro.
Segundo Trump, qualquer aumento retaliatório por parte do Brasil será automaticamente somado aos 50% já anunciados.
“Se por qualquer motivo vocês decidirem aumentar suas tarifas, então, qualquer que seja o número que escolherem para aumentá-las, será somado aos 50% que cobraremos”, escreveu o republicano.
A tarifa de 50%, que passa a vigorar a partir de 1º de agosto de 2025, será aplicada a todas as exportações brasileiras de forma geral, independentemente das tarifas setoriais já existentes — como as que incidem sobre aço e alumínio. O presidente americano alegou que a medida visa corrigir desequilíbrios históricos provocados pelas “barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil”, que, segundo ele, resultam em déficits comerciais insustentáveis para os EUA.
Trump também reiterou críticas ao Supremo Tribunal Federal e à condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, classificado como alvo de uma “caça às bruxas”.
Na carta, ele volta a acusar o Brasil de promover “censura ilegal” contra redes sociais americanas e de ameaçar a liberdade de expressão de seus cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário