Estadão
Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil está fazendo uma “coisa terrível” no tratamento concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente americano publicou as declarações em sua rede social, a Truth Social. “Deixem Bolsonaro em paz”, disse Trump, chamando os processos judiciais contra o ex-presidente brasileiro de “perseguição” e “caça às bruxas”.
Trump descreveu Bolsonaro como um “líder forte, que realmente amava seu país”. Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo", disse o presidente americano.
A expressão de apoio a Jair Bolsonaro ocorre um dia depois de Trump anunciar tarifas adicionais a países que se alinharem ao que chamou de “políticas antiamericanas dos Brics”. O Brics é um fórum das principais economias emergentes do globo. O grupo reuniu-se neste domingo, 6, no Rio de Janeiro, para uma cúpula de sessões sobre temas variados. O congresso encerra-se nesta segunda-feira, 7.
Os novos acordos tarifários dos Estados Unidos serão anunciados a partir das 13h. Segundo Trump, os países que se alinharem às “políticas antiamericanas dos Brics” terão uma tarifa adicional de 10%. “Não haverá exceções a esta regra”, disse o republicano.
Neste domingo, os líderes do Brics publicaram a Declaração do Rio de Janeiro. Mesmo sem citar nominalmente os Estados Unidos, o texto faz referência ao país ao condenar ataques realizados contra o Irã e a Rússia, dois membros plenos do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário