Pleno.News - 12/08/2025 13h06 | atualizado em 12/08/2025 13h54

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (11), o jornal estadunidense The New York Times afirmou que as tarifas de 50% aplicadas pelo presidente Donald Trump ao Brasil estão abrindo portas para que as big techs norte-americanas tenham espaço para influenciar e negociar as regras brasileiras impostas sobre elas.
No texto, o periódico observa que a alíquota estabelecida por Trump não teve o poder de livrar seu aliado político, Jair Bolsonaro (PL), da prisão domiciliar e do julgamento por suposta tentativa de golpe de Estado, mas deu às plataformas sua melhor chance até agora de negociar, após um período de “controle rígido”.
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– As empresas, que vêm cortejando Trump agressivamente, de repente ganham nova influência nos corredores do poder no Brasil. Em um cenário de imposto de 50% sobre produtos brasileiros essenciais , as empresas estão sendo convidadas para reuniões com autoridades brasileiras e ministros do Supremo Tribunal Federal, enquanto novas regulamentações estão sendo elaboradas para tudo, desde a liberdade de expressão online até a inteligência artificial, de acordo com diversas pessoas com conhecimento do assunto – afirmou o jornal.
Segundo Francisco Brito Cruz, professor de Direito do Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa, ouvido pelo jornal, o temor dos EUA é que o Brasil influencie outras nações ao enrijecer sua regulamentação, e por isso passou a ver o país como uma ameaça nesse sentido.
O jornal detalha o embate travado pelo dono da rede social X, Elon Musk, com o ministro Alexandre de Moraes, e cita as críticas feitas ao ministro em razão de suas decisões:
– No Brasil, onde as memórias da ditadura militar ainda perduram , muitos elogiaram o ministro Moraes por enfrentar as poderosas empresas de tecnologia. Mas outros o acusaram de ir longe demais. Ele prendeu pessoas sem julgamento por ameaças feitas online, bloqueou veículos de notícias de postar conteúdo crítico a políticos e ordenou a remoção de contas populares de mídia social, ao mesmo tempo em que se recusou a explicar como elas ameaçavam a democracia. A cruzada do Brasil contra a desinformação atraiu a ira de Trump, que impôs tarifas pesadas e acusou o ministro Moraes de censura – descreveu.
O The New York Times observa que, embora Moraes não tenha se deixado influenciar mesmo diante de duras sanções por parte dos EUA, os impostos estabelecidos por Trump estão tendo sucesso em abrir espaço para que as big techs sejam ouvidas.
– Se as empresas de tecnologia conseguirem influenciar a regulamentação brasileira, as tarifas poderão representar uma vitória importante, ainda que mais discreta, para o líder americano e seus aliados – concluiu o jornal.
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