ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

sábado, 20 de setembro de 2025

CPMI do INSS amplia apuração de fraudes em aposentadorias Grupo de trabalho já aprovou 179 requerimentos de informação e de convocação

Pleno.News - 18/09/2025 22h09 | atualizado em 19/09/2025 12h51

CPMI do INSS Foto: Saulo Cruz/Agência Senado Fonte: Agência Câmara de Notícias

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quinta-feira (18) novas medidas para reforçar a investigação sobre descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões. A comissão passará a priorizar depoimentos e decisões judiciais relacionadas ao caso.

Segundo Viana, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que testemunhas convocadas não podem mais faltar. Ele citou a decisão do ministro André Mendonça como uma vitória da comissão. Já investigados presos, como o “Careca do INSS” e o empresário Maurício Camisotti, continuam sem obrigação de comparecer.

Leia também1 Sanderson visita Bolsonaro: "O risco de morte é iminente"
2 EUA: Senadores apresentam PL para barrar tarifaço sobre o Brasil
3 Racismo: Helio Lopes é chamado de "capitão do mato" na Câmara
4 Jojo Todynho rejeita acordo em audiência com o PT
5 Crivella: "27 anos pra quem tem mais de 70 é pena de morte"

Na reunião desta quinta, o advogado Nelson Willians Rodrigues foi ouvido, mas se manteve em silêncio após declaração inicial. O relator Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) destacou que ele movimentou mais de R$ 4 bilhões e exibiu vida de luxo nas redes sociais. Para Gaspar, o silêncio reforça sua posição como alvo central da apuração.

Mesmo com depoentes evitando responder, Viana afirmou que o relatório será elaborado com base em provas já reunidas, como quebras de sigilo. Ele disse que o processo é “um quebra-cabeça” que será montado com cada informação coletada.

A CPMI também aprovou 179 requerimentos de convocação e informação. Entre os convidados estão os ministros Vinícius Carvalho (CGU), Jorge Messias (AGU) e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Além disso, o STF deverá informar se políticos foram citados nas investigações da PF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corações de ouro: saiba quais são os signos mais gentis do zodíaco

Todateen Corações de ouro: saiba quais são os signos mais gentis do zodíaco © 1 A gente sabe que ser gentil é, tipo, super importante, né? E...