O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) denunciou o neurocirurgião Ricardo Barbosa, que atua em hospitais de Recife (PE) ligados à RedeDor e à Unimed. Nas redes sociais, o médico comentou a notícia da morte do ativista conservador Charlie Kirk elogiando o desempenho do assassino:
"Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical."
Nikolas afirmou que o comportamento configura infração ética grave, citando artigos da Resolução CFM nº 2.217/2018. O texto estabelece que o médico deve respeitar a vida e a dignidade da pessoa humana e veda a prática de crimes ou discriminação contra qualquer indivíduo.
Paralelamente, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou nesta sexta-feira (12) que recebeu denúncia contra um médico do estado após ampla repercussão nas redes sociais. O órgão não citou o nome do profissional, mas confirmou que instaurou sindicância para apurar o caso e que seguirá o rito previsto no Código de Processo Ético-Profissional, conforme a Resolução CFM nº 2.306/2022.
O Cremepe ressaltou que as sindicâncias tramitam sob sigilo processual para garantir a lisura e a efetividade da investigação.
Fica a questão para o Cremepe responder: doravante, como um paciente que pensa diferente desse médico, vai ter confiança nele?

Nenhum comentário:
Postar um comentário