ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

PF encontra minutas de decisões do STJ com lobistas investigados A apuração envolve apenas assessorias e gabinetes, não os ministros

Pleno.News - 01/09/2025 20h04 | atualizado em 02/09/2025 11h49

Superior Tribunal de Justiça Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) identificou novas minutas de votos de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em aparelhos apreendidos durante a investigação de um esquema de venda de decisões judiciais. Os equipamentos analisados eram do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e do advogado Roberto Zampieri, assassinado no fim de 2023.

As mensagens trocadas entre Andreson e Zampieri foram o estopim para a Operação Sisamnes, que investiga tanto o STJ quanto tribunais estaduais. Pelo menos 15 novos documentos foram anexados aos inquéritos e servirão para elaborar um relatório parcial a ser enviado ao ministro Cristiano Zanin, do STF, responsável pela supervisão das apurações.

Leia também1 Empresa ligada ao PCC tem filho de Lewandowski como advogado
2 César Tralli irá substituir William Bonner no Jornal Nacional
3 Eduardo: Tarcísio não é o que o eleitor bolsonarista espera
4 Homem de 56 anos mata a mãe após conversas com o ChatGPT
5 Anvisa manda retirar do mercado alimentos infantis e pimenta

Nos documentos, aparecem minutas dos gabinetes dos ministros Antônio Carlos Ferreira, João Otávio de Noronha, Marco Buzzi e Ricardo Villas Bôas Cueva. Até agora, os ministros não são investigados diretamente; a apuração envolve apenas assessorias e gabinetes.

Ferreira disse que solicitou desde o ano passado a abertura de uma apuração sobre o vazamento de sua minuta, após menção a seu gabinete em relatório do CNJ. Buzzi afirmou não ter conhecimento do vazamento, lembrando que minutas de projetos de decisão são publicadas no sistema interno do tribunal.

Cueva e Noronha não se manifestaram até a conclusão desta reportagem. A defesa de Andreson declarou que só se pronunciará nos autos. As informações são dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.

Na próxima sexta-feira, dia 5 de setembro, o programa Pleno Time terá uma edição especial, o Esquenta da Independência. A superlive acontecerá de 12h às 17h no canal do Pleno.News no YouTube. Serão mais de 15 convidados como Michelle Bolsonaro, Silas Malafaia e Deltan Dallagnol. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FÁBIO RAÇÕES, VENDEMOS RAÇÕES DE QUALIDADE

"Fábio Rações", fica na Avenida Álvaro Mendes, 2.155 no Bairro Nova Parnaíba, vendemos RAÇÕES PREMIUM com a maior qualidade para o...