ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

domingo, 26 de outubro de 2025

Advogado de Trump vai pra cima de bancos brasileiros para cumprimento de sanções impostas a Moraes

 JCO

O advogado Martin De Luca, representante jurídico de empresas do presidente Donald Trump, voltou a provocar debate internacional ao cobrar publicamente os bancos brasileiros sobre o cumprimento das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

A declaração foi feita na rede X (antigo Twitter), após instituições financeiras colombianas anunciarem que seguirão as punições americanas contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusado de envolvimento com o tráfico internacional de drogas.

De Luca fez um paralelo entre as atitudes dos bancos colombianos e o silêncio das instituições brasileiras.

“Bancos colombianos anunciam que pretendem cumprir as sanções dos EUA contra Petro e sua família. Qual é a situação dos bancos brasileiros após a designação de Alexandre de Moraes?”, questionou o advogado, ao comentar a aplicação da chamada Lei Magnitsky — uma das legislações mais rigorosas de sanções financeiras dos Estados Unidos contra autoridades estrangeiras.

O advogado lembrou que o banco francês BNP Paribas já foi multado em quase US$ 9 bilhões por descumprir restrições impostas pelos EUA ao movimentar recursos ligados a Sudão, Irã e Cuba. Ele sugeriu que episódios semelhantes podem ocorrer caso instituições financeiras ignorem as determinações norte-americanas relacionadas a Moraes e a Petro.

“O precedente do BNP Paribas mostra o custo de desafiar as sanções dos EUA”, destacou.

Segundo De Luca, bancos brasileiros estariam emitindo “sinais contraditórios” sobre a adoção das medidas. Em contrapartida, elogiou a rapidez da resposta das instituições colombianas após as sanções contra Petro, oficializadas na sexta-feira (24).

“Os bancos brasileiros têm enviado sinais mistos sobre se cumprirão ou não as regras. Enquanto isso, os bancos colombianos parecem ter reagido rapidamente quando os EUA impuseram sanções à Petro ontem”, escreveu o advogado.

Em outro comentário, De Luca rebateu a observação de um internauta que minimizava o impacto das sanções dos EUA no Brasil.

“Você está dizendo que apenas atos de força são levados a sério, em vez do diálogo?”, questionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPUTADA ESTADUAL GRACINHA MÃO SANTA, ZÉ SANTANA E LUCIMAR LIMA NO TABULEIRO.

Na manhã deste domingo, o povoado Tabuleiro recebeu a visita ilustre da Deputada Estadual Gracinha Mão Santa , acompanhada do Secretário do ...