JCO
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, negou pedidos do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), para a utilização de veículos blindados da Marinha em ações de combate ao crime organizado em áreas dominadas por facções como o Comando Vermelho.
Documentos obtidos pela imprensa confirmam que o pedido foi feito em 28 de janeiro, por meio de um ofício encaminhado ao ministério.
A solicitação de Castro pedia a liberação dos blindados, com operadores militares, para reforçar as forças de segurança estaduais em confrontos com traficantes. Segundo o documento, o equipamento solicitado era o Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) — veículo de uso tático da Marinha empregado em deslocamentos entre navio e terra, com alta proteção e poder de fogo.
Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (28), o governador declarou que não solicitou ajuda federal para a operação em andamento nos complexos da Penha e do Alemão porque “já tivemos pedidos negados três vezes”. Segundo ele, as negativas ocorreram devido à exigência de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), medida que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contrário a autorizar.
“Tivemos pedidos negados três vezes. Para emprestar o blindado, tinha que ter GLO, e o presidente [Lula] é contra a GLO. Cada dia é uma razão para não colaborar”, afirmou Castro.
Fontes próximas ao governador afirmaram que, ao ser procurado, o ministro José Mucio orientou que o pedido fosse direcionado ao comandante da Marinha na região. O oficial, no entanto, teria recusado a solicitação, alegando que o emprego de tropas e blindados só poderia ocorrer mediante decreto presidencial autorizando a GLO.
Em nota oficial, o Ministério da Defesa confirmou que o ofício do governo fluminense foi submetido à Advocacia-Geral da União (AGU), que emitiu parecer técnico apontando a necessidade de um decreto presidencial para atender à demanda.
O Ministério afirmou ainda que o apoio à solicitação de Castro dependeria de uma decisão formal do presidente da República. O texto oficial conclui:
“O Ministério da Defesa informa que, quando o Governo do Estado do Rio de Janeiro encaminhou ofício solicitando o apoio logístico da Marinha do Brasil (em janeiro de 2025), por meio do fornecimento de veículos blindados (CLAnf), o referido pedido foi submetido à análise da AGU. (...) A AGU emitiu parecer técnico indicando que a solicitação somente poderia ser atendida no contexto de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o que demandaria decreto presidencial.”


Nenhum comentário:
Postar um comentário