O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (19) que a Dinamarca falhou em "afastar a ameaça russa da Groenlândia" e disse que "agora é a hora".
"A OTAN vem dizendo à Dinamarca, há 20 anos, que 'vocês precisam afastar a ameaça russa da Groenlândia'. Infelizmente, a Dinamarca não conseguiu fazer nada a respeito. Agora chegou a hora, e isso será feito!", disse.
Segundo o republicano, a terra é "vital" para o Domo de Ouro, escudo antimísseis que ele deseja construir para proteger o país.
"A partir de 1º de fevereiro de 2026, todos os países (Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia) estarão sujeitos a uma tarifa de 10% sobre todas as mercadorias enviadas aos Estados Unidos da América. Em 1º de junho de 2026, a tarifa será aumentada para 25%", informou o presidente no Truth Social.
Ele declarou ainda que a tarifa será devida e exigida até que seja alcançado um acordo para a compra completa e total da Groenlândia.
Segundo a agência de notícias Reuters, em carta ao primeiro-ministro da Noruega Jonas Gahr Støre, Trump afirmou que "não se sente mais obrigado a pensar puramente na paz, embora ela seja predominante".
Gahr Støre afirmou que o anúncio do presidente americano sobre tarifas à Groenlândia é inaceitável.

Nenhum comentário:
Postar um comentário