ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Moraes diz "sim" a preso pelo tal "plano golpista"

JCO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Silvinei Vasques prossiga com seu curso de doutorado por meio do ensino a distância (EAD). Apesar da permissão para a continuidade dos estudos, o magistrado decidiu manter a prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Papudinha, no Distrito Federal.

Na decisão, Moraes destacou que a liberação para a realização das atividades acadêmicas está condicionada ao cumprimento integral das regras da unidade prisional onde Vasques se encontra custodiado. O ministro também determinou que o batalhão responsável seja oficialmente comunicado para adotar as providências necessárias e garantir o cumprimento da autorização concedida.

O posicionamento do relator ocorreu após manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República, que avaliou não haver impedimento legal para a continuidade dos estudos no formato remoto, desde que respeitadas as normas do sistema prisional.

Silvinei Vasques foi condenado em 16 de dezembro do ano passado pela 1ª Turma do STF a uma pena superior a 20 anos de prisão. De acordo com o entendimento de quatro ministros da Corte, ele teria supostamente participado do que seria uma tentativa de golpe de Estado, o que fundamentou a condenação.

Poucos dias após a decisão do Supremo, cerca de dez dias depois, Vasques tentou deixar o Brasil, mas acabou sendo detido no Aeroporto de Assunção, no Paraguai. Conforme informou a Polícia Federal, o ex-diretor da PRF pretendia seguir viagem com destino a El Salvador, o que resultou em sua prisão e posterior manutenção da custódia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Stalinácio” vem para o tudo ou nada: “Eleições serão uma GUERRA”

JC0 09/02/2026 às 07:35 " Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar a eleição". José Dirceu. José Dirceu disse essa fr...