terça-feira, 7 de maio de 2024

CCJ do Senado aprova projeto que cria novo DPVAT

08/11/2023REUTERS/Adriano Machado

Texto deve ser apreciado pelo plenário do Senado Federal nesta terça (7). Matéria recria seguro obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei complementar que reintroduz o seguro obrigatório para veículos, assemelhando-se ao extinto Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).

O relatório obteve 15 votos favoráveis e 11 contrários, com um total de 27 parlamentares presentes. O texto agora segue para apreciação do plenário do Senado, com a expectativa de votação durante a sessão prevista para a tarde de hoje.

A votação ocorreu após o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), adiar duas vezes a análise do projeto, a fim de permitir que o governo federal negociasse um acordo sobre a matéria.

Um dos principais pontos de desacordo na proposta era a inclusão de uma mudança no arcabouço fiscal, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto de 2023.

Adicionado ao texto do DPVAT durante a votação na Câmara em abril, o trecho prevê uma antecipação de crédito suplementar de cerca de R$ 15,7 bilhões ainda neste semestre, permitido pela lei devido ao crescimento adicional da receita deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

Durante a sessão, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), propôs um destaque para retirar a antecipação do crédito suplementar. No entanto, o pedido foi rejeitado.

Alterações no texto foram discutidas durante a sessão na CCJ. O relator do texto e líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o presidente Lula se comprometeu a vetar o artigo 25 do texto, que estabelece penalidades para condutores que não pagarem o seguro.

Segundo Jaques, uma emenda apresentada pelo senador Alan Rick, que pedia a supressão desse trecho, foi rejeitada para agilizar a tramitação. No entanto, o senador garantiu que o presidente Lula vetará o item.

O texto também prevê que o valor do seguro seja entre R$ 50 e R$ 60, pagos anualmente. De acordo com Jaques Wagner, essa quantia foi definida por equipes do Ministério da Fazenda.

O projeto propõe a alteração do nome do instrumento para Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), e os proprietários de veículos seriam obrigados a arcar com o seguro, que cobriria indenizações por morte, invalidez permanente, total ou parcial, e reembolso de despesas médicas.

Conheça os benefícios da Carteira do Idoso e como obtê-la

 

 

 

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A Carteira da Pessoa Idosa, ou Carteira do Idoso, representa um avanço significativo na defesa dos direitos da população idosa brasileira. Ela oferece inúmeras vantagens, principalmente em serviços de transporte, e é fundamental para a mobilidade e o respeito à dignidade dos idosos.

Quais são os benefícios da Carteira do Idoso?


O principal atrativo da Carteira da Pessoa Idosa é a concessão de passagens gratuitas ou com desconto de até 50% em transportes públicos interestaduais, incluindo ônibus, trens e barcos. Além disso, o documento garante prioridade de atendimento em diversos serviços, simplificando também a comprovação de idade sem a necessidade de outros documentos.

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Quem tem direito a Carteira do Idoso?

Para ter direito à Carteira da Pessoa Idosa, é requisito ter 60 anos ou mais e uma renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Pessoas que ultrapassam esse limite de renda podem utilizar outros documentos para comprovar sua idade quando necessário.

Como emitir a Carteira do Idoso?

A obtenção da carteira é um processo geralmente simples. Primeiro, é necessário identificar qual órgão em seu estado é responsável pela emissão, que pode ser a Secretaria de Assistência Social ou correlata. Os documentos básicos exigidos incluem CPF, RG e comprovante de residência, e, em alguns casos, comprovante de renda.

Com a documentação em mãos, o próximo passo é se dirigir ao órgão emissor e preencher o formulário de solicitação. O prazo para a entrega da Carteira da Pessoa Idosa varia, mas frequentemente é rápido, permitindo que o idoso comece a usufruir dos benefícios em poucas semanas.

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Como renovar a Carteira do Idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa possui validade de dois anos a partir da data de emissão. É de suma importância estar atento à data de validade para renová-la e continuar desfrutando dos benefícios sem interrupções.

  • Limitações nas viagens: Apesar dos benefícios, a legislação limita a quantidade de vagas gratuitas ou com desconto em cada veículo, o que exige planejamento e verificação prévia de disponibilidade.
  • Documentação adicional: Além da carteira, algumas empresas de transporte podem solicitar documentos adicionais para a comprovação de idade ou renda.
  • Variações regionais: O processo para a obtenção da carteira pode variar conforme o estado ou município. É importante verificar as regras locais para garantir que todos os procedimentos estejam corretos.

É imprescindível também manter os dados pessoais atualizados, como mudanças de endereço ou estado civil, para evitar problemas ao utilizar a carteira. O documento ainda é útil para obter descontos em eventos culturais e esportivos, entre outras atividades destinadas aos idosos.

Por fim, a Carteira da Pessoa Idosa não apenas facilita o acesso a serviços essenciais mas também promove a integração social e o reconhecimento da cidadania dos idosos, sendo um exemplo de política pública inclusiva e eficaz.

Motorista do Porsche chorou em 1ª noite na cadeia: “Preferia ter morrido”

 Por Terra Brasil Notícias 07/maio/2024 Em Policial

foto: Reprodução

Empresário passou noite em claro e teria se negado a comer; ele deixou prisão pouco antes das 11h para participar de audiência de custódia


O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, detido em São Paulo após se envolver em um acidente de trânsito fatal em 31 de março, enfrentou uma primeira noite na prisão marcada por lágrimas, falta de sono e recusa em se alimentar, segundo informações obtidas pelo Metrópoles com fontes policiais ligadas ao caso.

Fernando Filho se entregou à Polícia Civil na tarde de segunda-feira (6/5), após um mandado de prisão preventiva ter sido emitido pela Justiça. Ele permaneceu três dias foragido antes de se apresentar.

De acordo com uma fonte da polícia que pediu anonimato, o empresário expressou o desejo de ter morrido em vez de enfrentar a situação atual.

Ele passou a noite na carceragem do 31º DP (Vila Carrão), acompanhado por pelo menos dois suspeitos detidos em flagrante por outros delitos. Fernando foi retirado da prisão por volta das 10h50 de terça-feira (7/5) para comparecer a uma audiência de custódia no Fórum da Barra Funda, na zona oeste.


Também na terça-feira, às 14h, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do empresário.

A refeição noturna de Fernando na prisão consistiu em arroz, feijão e carne com batatas, acompanhados de suco e laranja de sobremesa. No café da manhã, foram servidos pão com manteiga e café com leite.


Preso na 5ª Seccional, o empresário enfrenta acusações de dirigir embriagado seu Porsche, avaliado em mais de R$ 1 milhão, e causar a morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos, em um acidente na Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, zona leste de São Paulo.

O mandado de prisão preventiva foi emitido pelo desembargador João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O magistrado acatou um recurso do Ministério Público.

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Anteriormente, juízes de primeira instância haviam rejeitado três pedidos de prisão contra Fernando Filho. Ao determinar sua prisão, o desembargador revogou outras medidas cautelares, como a proibição de se aproximar de testemunhas, mas manteve a fiança de R$ 500 mil.

Fernando Filho é réu por homicídio qualificado e lesão corporal gravíssima. O acidente também deixou o estudante Marcus Vinicius Machado Rocha, 22 anos, hospitalizado.

Deputado critica ativismo judicial e dispara: “A partir do momento que legislar não serve para nada, que fechem o Congresso Nacional” (veja o vídeo)

JCO
“O assoreamento dos rios é um problema conhecido no Rio Grande do Sul. Se nada for feito, se os rios não forem desassoreados, vai acontecer novamente. A gente espera que o trabalho de prevenção seja feito pelo Executivo. Sabemos que obras de prevenção costumam não dar votos. As obras são feitas pensando no período eleitoral, isso precisa ser repensado”, ressaltou.

“A economia caminha a passos largos para o abismo!”

Marcon também analisou o cenário político e apontou os piores problemas do Brasil na atualidade:

“O maior problema do país hoje, com toda certeza, além da economia, que caminha a passos largos para o abismo, é a questão da intromissão do Supremo Tribunal Federal (STF) no Legislativo, lá estão os representantes eleitos pelo povo. A insegurança jurídica que o STF traz para o Brasil é péssima. Fica a pergunta: por que o Congresso Nacional existe? A partir do momento que legislar não serve para nada, que se feche o Congresso Nacional, que se diga que estamos numa ditadura de uma vez por todas, e que parem de passar pano para algo inaceitável”, frisou.

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Ajude o JCO nessa batalha!

da Redação

REUNIÃO ENTRE AMIGOS DO ROMÁRIO ALMEIDA TEVE A PRESENÇA DE FRANCISCO EMANUEL.

Ontem aconteceu uma grandiosa reunião entre amigos do pré-candidato a vereador Romário Almeida, teve a presença do pré-candidato a prefeito Francisco Emanuel e muitas lideranças políticas estiveram presentes e o povão.

Parabéns Romário, que DEUS te abençoe.

Romário e Francisco Emanuel.
Meu amigo Iran CBI e sua namorada paulista estiveram prestigiando a reunião.

O estranho sigilo sobre as fugas em presídios

JCO

Uma solicitação formal dos dados, realizada através da Lei de Acesso à Informação (LAI) por um portal de notícias, foi rejeitada em todas as instâncias do ministério, com a decisão final sendo apoiada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen) justifica a retenção dos dados argumentando que a divulgação poderia comprometer a segurança da população, bem como a de instituições e autoridades de alto nível, tanto nacionais quanto internacionais.

Embora a Senapen divulgue semestralmente estatísticas gerais sobre o sistema prisional, baseadas nas respostas ao Formulário de Informações Prisionais preenchido pelos estados e pelo Distrito Federal, a informação específica sobre as fugas foi categoricamente negada.

Recentemente, a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, destacou-se nas manchetes, marcando a primeira crise no ministério sob a liderança de Lewandowski, que assumiu em fevereiro deste ano.

A incompetência é gigantesca num país desgovernado..

Pela 1ª vez na história um comandante do Exército é “proibido” de “visitar” os seus comandados

 JCO O general Tomás Paiva está tecnicamente ‘proibido’ de falar com os militares presos na malfadada Operação Contragolpe. Algo inédito na ...