O câncer de próstata é um tipo de câncer que se desenvolve na próstata, uma pequena glândula em forma de noz localizada no sistema reprodutor masculino.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A maioria das pessoas com câncer de próstata em estágio I não apresenta sintomas. Eles geralmente aparecem em um estágio avançado quando se torna mais difícil de curar. É por isso que o rastreamento do câncer de próstata é tão importante.
Sinais e sintomas do câncer de próstata
Os sinais de alerta do câncer de próstata podem incluir:
Sangue na urina
Se sua urina estiver rosa ou vermelha, você deve consultar um médico. Mesmo que não haja dor ou aconteça apenas uma vez, é importante fazer uma avaliação para saber o que está acontecendo.
Dificuldade em urinar
A retenção urinária ocorre quando há dificuldade para urinar ou esvaziar completamente a bexiga. A uretra, ou o tubo por onde sai a urina, passa pela próstata. À medida que o câncer de próstata cresce, ele pode causar o colapso do tubo e fazer com que a bexiga não consiga permitir a passagem da urina. Às vezes, é necessária a inserção de um cateter para entrar na bexiga para remover a urina.
Dor pélvica
Dor ou sensação na pelve pode ser um sinal de câncer de próstata avançado. Isso ocorre porque à medida que o câncer de próstata cresce, ele pode começar a invadir os músculos da pelve ou da parede retal.
Outros sinais menos comuns incluem:
- Micção frequente
- Jato de urina fraco
- Dor no osso (indicação de que o câncer de próstata se espalhou para os ossos)
- Sangue no sêmen
- Micção dolorosa ou ardente
- Dificuldade em conter a urina
- Disfunção erétil
Os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata incluem:
Idade: o risco de câncer de próstata aumenta com a idade. Homens mais velhos, especialmente aqueles acima de 50 anos, têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
Raça: os homens afro-americanos ou de ascendência africana têm quase o dobro do risco de câncer da próstata do que os homens brancos.
Síndromes de câncer hereditário: certas mutações genéticas, como BRCA1 e BRCA2, podem aumentar o risco de câncer de próstata.
Histórico familiar: o risco é maior quando um parente próximo (por exemplo, pai ou irmão) tem ou teve câncer de próstata.
Veja também: Câncer de próstata: entenda como é o tratamento
Veja também: Câncer de próstata: os fatores de risco e como prevenir
Nenhum comentário:
Postar um comentário