sexta-feira, 31 de maio de 2024

Mãe e irmão de sinhazinha do Boi Garantido que faleceu esta semana são presos em Manaus (veja o vídeo)

JCO


Além de Cleusimar e Ademar, três funcionários do salão de beleza Belle Femme, que Djidja era sócia, também tiveram as prisões decretadas. 

São eles: a gerente do estabelecimento, Claudiele Santos da Silva, o maquiador Marlisson Vasconcelos Dantas e Verônica da Costa Seixas.

O grupo é acusado do cometimento de crimes como estupro, associação para o tráfico de drogas e venda de drogas.

Uma busca e apreensão também foi realizada na casa da família de Djidja Cardoso.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o momento da prisão dos acusados. No vídeo, é possível ver que eles tentavam fugir, quando foram presos.

ÁUDIO: primo de Djidja faz graves acusações e diz que família drogou e matou avó; OUÇA

A morte de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, e a prisão de sua mãe, Cleusimar, e seu irmão, Ademar Cardoso, continuam gerando polêmica.

Desde o falecimento de Djidja na última terça-feira (28/5), diversos áudios atribuídos a familiares começaram a circular, revelando graves acusações. Uma delas está relacionada à morte de Maria Venina de Jesus Cardoso, avó de Djidja, ocorrida em junho do ano passado em Parintins.

Áudio: Reprodução/Manaus de Fato


Segundo informações do Metrópoles, os áudios, divulgados pelo jornalista Felipeh Campos, apontam que Cleusimar e Ademar teriam drogado a idosa e ocultado esse fato das autoridades policiais e da perícia cadavérica.

Um primo de Djidja e Ademar, sobrinho de Cleusimar e médico neurocirurgião, é uma das vozes que faz essa acusação em um grupo da família no WhatsApp. Em uma das gravações, ele menciona nominalmente os parentes, questionando as circunstâncias da morte de sua avó.

Outro áudio traz o médico indagando sobre a aplicação de um esteroide anabolizante em sua avó. “Quem autorizou a aplicação de Deca Durabolin de nandrolona em minha avó? Sou médico e sei o que estou falando. Quem é Bruno? Quando ele entrou em nossa família e fez isso? Disseram-me que foi ele quem aplicou”, questiona.

Outros familiares de Djidja também se manifestaram por meio de áudios, acusando o trio de uso de drogas e de terem drogado a idosa. Uma das gravações menciona ainda a “Pai, Mãe, Vida”, seita religiosa liderada por Cleusimar e Ademar, que foi descoberta pela Polícia Civil do Amazonas.


Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (31/5), o delegado Daniel Antony afirmou que os áudios serão investigados.

Seita religiosa liderada por mãe e irmão de Djidja Cardoso

A Polícia Civil do Amazonas revelou que Cleusimar e Ademar, mãe e irmão de Djidja, lideravam uma seita religiosa chamada “Pai, Mãe, Vida”.

Segundo a investigação, eles forneciam e distribuíam a substância ketamina, além de incentivar seu uso recreativo. Os dois foram presos em Manaus na quinta-feira (30/5), juntamente com funcionárias do salão de beleza Belle Femme, que colaboravam com a organização.

De acordo com o inquérito policial, Ademar (irmão de Djidja) se considerava Jesus, enquanto Cleusimar era identificada como Maria. Djidja, que faleceu recentemente, era associada a Maria Madalena.

Ademar baseava suas práticas no livro “Cartas para Cristo”, defendendo que o uso de ketamina, drogas alucinógenas e meditação poderia levar ao autoconhecimento e a experiências espirituais profundas.

Nesta sexta-feira (31/5), os investigadores realizaram uma operação no salão de beleza Belle Femme e apreenderam frascos de ketamina (também conhecida como cetamina ou quetamina), um anestésico usado tanto em humanos quanto em veterinária, que se tornou uma droga ilícita na década de 1980.

A polícia também está investigando se há alguma relação entre a morte de Djidja e as atividades do grupo.

Os alvos da operação incluem Ademar Farias Cardoso Neto (irmão de Djidja), Cleusimar Cardoso Rodrigues (mãe de Djidja), Verônica da Costa Seixas (gerente do salão), Marlisson Vasconcelos Dantas (cabeleireiro do salão) e Claudiele Santos da Silva (maquiadora do salão).

O irmão de Djidja também está sendo investigado por suspeita de outros crimes, como estupro e tráfico de drogas.

Garcia critica decisão de Dino: “Não existe gênero neutro” O ministro do STF suspendeu uma lei estadual do Amazonas que proibia uso de pronome neutro

Pleno.News - 31/05/2024 21h22

Alexandre Garcia Foto: Reprodução/YouTube Alexandre Garcia

O jornalista Alexandre Garcia criticou a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em suspender uma lei estadual do Amazonas que proibia o uso de pronomes neutros nas escolas públicas e privadas do estado. Em seu artigo publicado no site da Gazeta do Povo, Garcia argumenta que a decisão vai contra a Constituição e a língua portuguesa.

Garcia destacou que a Constituição Brasileira, no artigo 13, estabelece o português como a língua oficial do país, que tradicionalmente não possui gênero neutro. Ele pontuou que a língua portuguesa distingue gêneros masculino e feminino, tal qual os seres humanos. Segundo o jornalista, a decisão de Dino contraria essa premissa ao permitir o uso de pronomes neutros na educação.

Leia também1 Unidos pelo Rio Grande: Doações chegam às cidades atingidas
2 Após prisões, Moraes emite nota sobre ameaças à sua família
3 STF deve derrubar decisão que limita "saidinhas", aponta TV
4 Irmã de Gisele irá julgar ação bilionária contra o governo Lula
5 Bolsonaro Il Mito: Loja de vinho é inaugurada em Campos do Jordão

A crítica de Garcia também incluiu a observação de que recentemente outras leis municipais, em Minas Gerais e Goiás, que proibiam o uso de pronomes neutros, também foram derrubadas. Ele questionou como se pode ensinar português utilizando gênero neutro, considerando que essa prática não está em conformidade com a norma culta da língua.

– Não existe gênero neutro na língua portuguesa. Como é que alguém vai ensinar português usando gênero neutro? Contraria a língua portuguesa – escreveu o jornalista.

No artigo, Garcia mencionou a justificativa de Dino na decisão, dizendo que “a língua é viva”. Todavia, o jornalista discorda, argumentando que essa mudança vai além do que seria uma evolução natural da língua e provocou se a Academia Brasileira de Letras ou a Academia Portuguesa de Letras iria se reunir para discutir essa questão.

Irmão e mãe de Djidja Cardoso comandavam seita No grupo, Ademar Cardoso, era líder e acreditava ser Jesus; Cleusimar Cardoso Rodrigues, seria Maria

Pleno.News - 31/05/2024 14h49 | atualizado em 31/05/2024 16h37

Djidja Cardoso Foto: Reprodução/ Instagram Djidja Cardoso

No Amazonas, a Polícia Civil descobriu que a mãe e o irmão da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, lideravam a seita religiosa Pai, Mãe, Vida. Os investigadores indicaram que eles eram responsáveis por fornecer e distribuir a substância ketamina, além de incentivar e promover o uso da droga de forma recreativa.

Ademar Cardoso, irmão de Djidja, era o líder da seita e acreditava ser Jesus. A mãe, Cleusimar Cardoso Rodrigues, seria Maria no grupo religioso. Djidja Cardoso, que foi encontrada morta em casa na última terça (28), seria Maria Madalena.

Leia também1 Neymar responde Luana Piovani após ser atacado pela atriz
2 Datena promete apresentar jornal de cueca se Trump for preso
3 Fã processa Madonna e diz ter sido forçado a ver cenas sexuais
4 Pai diz que Sophia citou em diário detalhes sobre como morreria
5 Cantor Rafah é confundido com cidade palestina e viraliza

O irmão e a mãe de Djidja foram presos, nesta quinta-feira (30), em Manaus (AM). As informações são da colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles.

Ademar fazia uso de um livro chamado Cartas para Cristo. A publicação servia como um manual.

A polícia realizou, nesta sexta (31), uma operação no salão de beleza Belle Femme. Foram apreendidos frascos de ketamina, um anestésico de uso humano e veterinário que se tornou uma droga ilícita na década de 80.

Os investigadores apuram se há relação entre a morte de Djidja e a seita. O irmão dela também é investigado por suspeita de estupro e tráfico de drogas.

Funcionários do salão de beleza também foram alvos da operação: Verônica da Costa Seixas (gerente); Marlisson Vasconcelos Dantas (cabeleireiro); e Claudiele Santos da Silva (maquiadora).

Quem vai parar o PT? “Um ônibus carregado de corruptos e totalmente desgovernado” (veja o vídeo)

BOMBA: EUA diz que terrorismo no mundo usa criptomoeda brasileira

 

 

 

1

Segundo informações do InfoMoney, o subsecretário do Tesouro para o Terrorismo e Inteligência Financeira dos Estados Unidos, Brian Nelson, alertou durante a Consensus, o maior evento de criptomoedas do mundo, sobre o aumento no uso da criptomoeda Tether (USDT) por criminosos.


A USDT é uma stablecoin indexada ao dólar americano e é amplamente utilizada globalmente. No ano passado, o site InfoMoney revelou com exclusividade que essa moeda digital estava sendo empregada na região da rua 25 de Março, em São Paulo, para facilitar o contrabando. Além disso, dados da Receita Federal indicam que a USDT é a criptomoeda mais usada no Brasil.

Nelson destacou que moedas estáveis, como a USDT, têm sido alvo de pessoas sancionadas, golpistas e grupos terroristas. Além disso, ele ressaltou que outras criptomoedas, incluindo tokens não fungíveis (NFTs), também são suscetíveis a golpes e fraudes.


Durante sua palestra em Austin, no Texas, Nelson enfatizou que os criminosos virtuais exploram jurisdições e produtos financeiros com procedimentos fracos de combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo. Ele alertou que alguns provedores de ativos virtuais não estão cumprindo adequadamente suas obrigações de conformidade, o que representa um risco à segurança nacional dos EUA.

O subsecretário também mencionou a ação conjunta do Tesouro americano e outros órgãos reguladores contra a Binance, uma corretora que admitiu múltiplas violações da legislação americana no ano passado e foi multada em US$ 4,36 bilhões. Nelson afirmou que essa medida foi tomada devido à quantidade extraordinária de atividades ilícitas observadas.

A

Além disso, Nelson apontou que as plataformas NFT carecem de controles adequados para combater a lavagem de dinheiro e a evasão de sanções. Ele recomendou uma aplicação mais rigorosa de regulamentos tanto para os NFTs quanto para as plataformas onde são negociados.

Por fim, o subsecretário abordou a proposta de supervisionar serviços conhecidos como “mixers”, que misturam criptomoedas de várias fontes para ocultar sua origem. Embora essas soluções sejam essenciais para proteger a privacidade de usuários em países com governos ditatoriais, Nelson ressaltou que muitos desses serviços são usados para contornar os requisitos de identificação de investidores e combate à lavagem de dinheiro, tornando-os atrativos para atores mal-intencionados, como os da Coreia do Norte ou do Hamas.

Retomada do turismo na Serra Gaúcha é melhor alternativa para recuperação do Rio Grande do Sul

JCO

Segundo balanço atualizado da Defesa Civil, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pela cheia histórica: cerca de 581.638 estão desalojadas e 55.813 continuam em abrigos. Até o momento, foram resgatadas 77.712 pessoas e 12.521 animais.

O cenário desfavorável ao turismo levou o poder público e a iniciativa privada a se unirem na tentativa de organizar estratégias para a retomada do setor, em especial na região da Serra Gaúcha.

Gramado, cidade que bateu recorde com 8 milhões de visitantes no ano passado, hoje vazia, quer voltar a ser um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

Informações da Secretaria de Turismo e da prefeitura de Gramado indicam que a cidade está apta para receber bem seus turistas.

Os pontos de visitação não foram atingidos pelas chuvas, como o Lago Negro, a rua coberta, o Palácio dos Festivais, a Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro, a Casa do Colono, a Rua Torta.

Atrações, parques e restaurantes, além das lojas de vinhos, roupas de couro, sapatos e fábricas de chocolate, estão todas abertas e abastecidas.

Os restaurantes oferecem o melhor da cultura gastronômica da região, desde o tradicional chá colonial e das galeterias até o autêntico churrasco e o fondue.

Diversões muito procuradas, entre elas o Parque de Neve Snowland, o Mini Mundo, o Museu de Cera, o Parque Aquático Aqua Motion e a Roda Gigante, estão de portas abertas.

É possível, ainda, realizar diversos passeios, como o Maria Fumaça ou a Vitivinícola Jolimont.

A rede hoteleira oferece descontos para estimular um aumento gradativo no fluxo de visitantes e na taxa de ocupação, ainda baixa no momento.

De acordo com dados do último Censo, Gramado tem 40.134 habitantes, e emprega mais da metade no turismo. Se a campanha de apoio ao Rio Grande do Sul, por meio de doações e trabalho voluntário, for complementada pelo retorno dos turistas à Serra Gaúcha, será possível manter a população local empregada e, ao mesmo tempo, contribuir para a recuperação econômica do estado.

Recentemente, o Ministério do Turismo lançou uma campanha de sensibilização para incentivar aqueles com viagens marcadas ao Rio Grande do Sul a não cancelar sua viagem, mas sim reagendar. Não cancelar os passeios e comprar os produtos gaúchos é outra forma válida de ajudar a reduzir os prejuízos sofridos até agora.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está  empenhada no trabalho de liberação de estradas e na fiscalização dos pontos com monitoramento permanente. A recuperação da malha rodoviária continua sendo feita. Enquanto o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre permanecer fechado, a Agência Nacional de Aviação Civil elaborou uma malha aérea emergencial com outros dez aeroportos que receberão voos.

Os aeroportos administrados pelo governo do Estado (Capão da Canoa; Carazinho; Erechim; Passo Fundo; Rio Grande; Santo Ângelo; Torres; Canela) e pelo município (Caxias do Sul; Santa Cruz do Sul; Santa Maria) operam normalmente. Agora, passado o período crítico das chuvas, só falta o público aterrissar e aproveitar o jeito acolhedor de receber bem do povo gaúcho.

Simone Salles. Jornalista.