No mês em que todo o país celebra o Maio Amarelo, uma campanha pela paz nas ruas e estradas, uma nova pesquisa traz dados que podem desanimar os habitantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia: segundo os próprios brasileiros, esses estados são onde se encontram as pessoas mais rudes no trânsito.
As informações foram reveladas pela Preply, uma plataforma de idiomas que recentemente investigou a comunicação entre condutores e pedestres de diferentes regiões. O estudo constatou que, em um contexto marcado pelo estresse e hostilidade no trânsito, 7 em cada 10 pessoas já presenciaram agressões verbais de outros motoristas ou transeuntes. Além disso, 40% da população também foi vítima direta dessas agressões pelo menos uma vez.
Para entender o comportamento nas ruas e avenidas de cada região, respondentes de todos os estados compartilharam suas experiências envolvendo a violência no trânsito. Na opinião dos brasileiros, os estados com os condutores e pedestres mais gentis são Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A impaciência parece ser uma marca comum nas ruas e estradas brasileiras, independentemente da região. Dados recentes do Ministério da Saúde (DataSus) mostram que, a cada hora, cinco pessoas morrem no país em decorrência de brigas de trânsito. Bate-bocas excessivos, gestos obscenos e buzinas exageradas são situações frequentes.
Das experiências compartilhadas pelos entrevistados da Preply, muitas envolvem hostilidade entre condutores e pedestres. Por exemplo, 7 em cada 10 respondentes relataram já ter presenciado agressões verbais no trânsito. Quando o assunto é agressão física, esse percentual muda para 48,4%, e 8% dos entrevistados afirmaram já terem sido vítimas desse tipo de violência.
No momento da raiva, as ofensas mais comuns incluem palavrões, xingamentos diretos, gestos agressivos e comentários depreciativos sobre habilidades de direção. As mulheres parecem receber mais críticas nesse sentido (47%) do que os condutores homens (45%).
Mas será que existem diferenças regionais na avaliação dos condutores e pedestres em relação à gentileza e falta de educação no trânsito? A resposta é sim. Segundo os entrevistados, três estados têm o maior número de pessoas agressivas no trânsito: São Paulo (36,2%), Rio de Janeiro (20%) e Bahia (6,6%). Esses estados lideram o ranking dos comportamentos mais indelicados, ao lado dos habitantes do Ceará (3,2%) e Pernambuco (3,2%).
Por outro lado, os estados com populações mais gentis são aqueles onde as pessoas são comumente associadas a atributos como cortesia, etiqueta e organização. Santa Catarina (13,4%), Rio Grande do Sul (12,6%) e Minas Gerais (10,8%) recebem esse título.
Para investigar detalhes sobre a comunicação dos brasileiros no trânsito, durante o mês de maio, houve a entrevista de 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 10 questões. Elas exploraram experiências envolvendo agressão verbal e física, o uso de palavrões nas ruas e estradas e as atitudes que costumam estimular conflitos entre condutores e pedestres. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, onde é possível conferir o percentual de cada alternativa que os entrevistados apontaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário