JCO
Paulo Cezar de Andrade Prado, jornalista do Blog do Paulinho, foi condenado a pagar R$ 20 mil em indenização por danos morais após afirmar que Leila Pereira, presidente do Palmeiras, apoiou o fascismo em 2022. A sentença judicial foi proferida após Prado publicar acusações consideradas difamatórias contra Leila.
Em abril de 2023, Prado declarou que Leila Pereira utilizou o clube para apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, acusando-a de dar “apoio explícito ao fascismo” durante as eleições. Ele também alegou que Leila, dona da Crefisa, “explora os mais pobres com empréstimos a juros de até 23% ao mês”.
O blogueiro questionou em sua publicação:
“Quantas vidas não foram prejudicadas, talvez até terminadas, após um empréstimo mal calculado na Crefisa?”.
Leila Pereira decidiu processar o jornalista, alegando que ele ultrapassou os limites da liberdade de expressão com “acusações graves e infundadas” que atingiram sua honra.
A defesa de Leila sustentou que as declarações prejudicaram significativamente sua imagem e a reputação da Crefisa, argumentando que a liberdade de imprensa não deve ser usada para difamar sem evidências concretas.
A juíza Fernanda Nara concluiu que Prado não apresentou provas para sustentar suas alegações, considerando suas declarações como uma ofensa gratuita que comprometeu a imagem de Leila e da Crefisa. Além da indenização, Prado foi obrigado a remover a reportagem do seu blog.
Ainda cabe recurso
Nenhum comentário:
Postar um comentário