Tudo Gostoso
Tudo o que você precisa saber antes de começar a consumir a pasta de amendoim e dicas essenciais para comprar o produto certo
Você tem o hábito de consumir pasta de amendoim ou deseja incluir na sua dieta? Esse alimento é rico em benefícios e tem se popularizado no Brasil por ser uma fonte importante de proteínas, gordura boa e fibras. E é até recomendado no café da manhã no lugar da manteiga. No entanto, o seu consumo pode representar alguns perigos.
É o que afirma a nutricionista Patricia Leite (@nutricionistapatricialeite), ressaltando que, se consumido da forma correta, é um alimento muito saudável e nutritivo. "Mas muitas pessoas não sabem como preparar em casa e principalmente como encontrar uma boa pasta de amendoim, e acabam adquirindo alguns problemas", afirma.
Os problemas que ela lista estão relacionados às pessoas que reclamam do aumento do colesterol, da pressão e do peso, por exemplo: "É preciso ter cuidado com a pasta de amendoim que a gente compra pronta. Existem opções saudáveis e existem outras que não são."
Cuidados que você deve ter ao incluir pasta de amendoim na dieta
Se você optar por comprar a pasta de amendoim já pronta, verifique no rótulo se o produto tem açúcar adicionado (xarope de glicose, xarope de frutose, açúcar de cana, ou algo similar). Muitas empresas acrescentam açúcar para deixar a pasta de amendoim mais docinha.
"Ela é muito interessante porque é neutra. O amendoim não é doce, não é salgado, por isso vai bem em várias receitas. Mas a indústria normalmente coloca açúcar para melhorar o sabor e dar aquele gostinho de paçoca que o brasileiro está acostumado", alerta a nutricionista.
Índice glicêmico:
Segundo ela, esse detalhe na lista de ingredientes é perigoso porque aumenta bastante a quantidade de carboidratos e de calorias, aumentando o índice glicêmico da pasta de amendoim, que já é um alimento calórico.
"Naturalmente, do amendoim tem uma boa proporção de carboidrato, proteína e gordura. O índice glicêmico dele de médio para baixo, dando menos picos de açúcar no sangue. Isso é bom para o controle do peso. Até por isso a pasta do amendoim entra para dieta low carb", explica.
Caso prefira consumir a pasta de amendoim docinha, a dica da nutri é acrescentar o adoçante na hora de preparar. Você pode preparar uma receita de pasta de amendoim saudável, sem açúcar, e adoçar depois.
Adição de gorduras:
Outra coisa muito importante para prestar atenção é na quantidade de gordura adicionada à pasta de amendoim: "Quando for olhar o rótulo, tem que ter amendoim e mais nada. Não é pra ter nenhum tipo de açúcar, nenhum tipo de gordura."
A pasta de amendoim comprada pronta deve ser 100% amendoim. Com o tempo, a parte sólida com pedacinhos de amendoim fica mais embaixo e para cima fica um poco do óleo natural, porque o amendoim tem muito óleo.
"Isso é normal acontecer numa pasta de amendoim de boa qualidade. O que a indústria às vezes faz? Para homogenizar e ela ficar mais cremosa, é acrescentar algum tipo de gordura vegetal ou hidrogenada, que é ainda pior. É péssimo para inflamação e para ganho de peso", alerta.
Atenção ao sal:
Outro ponto que a nutricionista recomenda observar é a quantidade de sal, já que alguns fabricantes acrescentam o sal pra aumentar o tempo de prateleira dos produtos. "Lembra que o sódio em excesso é prejudicial para os rins, para o ganho de peso, para o coração", destaca.
Calorias e moderação:
Por ser um alimento gorduroso, o amendoim é calórico. E isso faz com que a pasta de amendoim, que é mais concentrada, ser uma importante fonte de gordura e de calorias. "É importante controlar os porções, para não pesar na mão, porque é gostoso e a gente acaba consumindo bastante", orienta a especialista.
Uma colher de sopa pode ter de 90 a pouco mais de 100 calorias, o que torna o alimento consideravelmente calórico: "Não chega a ser um absurdo, mas é importante que você contabilize, mesmo sendo saudável."
A pasta de amendoim não é só gordura
Embora contenha gordura saturadas, a pasta de amendoim também tem gorduras insaturadas, e como lembra a nutricionista, elas são boas para a saúde do coração, das artérias. "Tem uma proporção interessante de diferentes tipos de gordura", destaca.
O amendoim também é fonte de fibras - "o que ajuda a excretar parte do colesterol dietético nas fezes" -, além de também ser fonte de proteína: "É uma opção interessante até mesmo vegana para acrescentar mais proteínas nas pequenas refeições."
A pasta de amendoim também tem todas as vitaminas e minerais que tem normalmente no amendoim: o magnésio, a vitamina E, a niacina. Essas vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento do organismo e da melhora da saúde.
"Foi por terra aquela ideia de que a pasta de amendoim era muito calórica e era só para ganhar peso ou ganhar massa muscular. Ela pode entrar, sim, numa dieta pra perda e controle de peso, para controle de açúcar no sangue, desde que se utilize uma pasta amendoim equilibrada, saudável e na proporção correta", afirma Patricia Leite.
Quem deve evitar comer pasta de amendoim
Alguns cuidados devem ser tomados para quem deseja incluir a pasta de amendoim na dieta. A especialista ressalta que as pessoas que têm alergia à proteína de amendoim, obviamente devem evitar o consumo: "Isso pode ser grave para você, alergia é uma coisa muito séria."
Outra questão que ela destaca é sempre procurar um amendoim de boa procedência para evitar o risco de contaminação por fungos ou por algum outro tipo de microrganismo.
"Muitas vezes, os amendoins são armazenados de forma inadequada e são vendidos a granel sem um controle cuidadoso, podendo desenvolver fungos. É importante prestar atenção para a sua saúde", alerta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário