domingo, 10 de novembro de 2024

Ministro quer usar Enem como certificação de conclusão do Ensino Médio Camilo Santana anunciou medidas que devem ser implementadas no exame de 2025. Ele pretende, ainda, convergir Saeb e Enem

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Vinícius Schmidt/Metrópoles
Abin PAD Imagem colorida do ministro Camilo Santana no Palácio do Planalto - Metrópoles

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10/11), durante divulgação do balanço preliminar do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as metas e projetos para o Enem em 2025.

A primeira delas é transformar o exame em certificação de conclusão do Ensino Médio para pessoas acima de 18 anos, assim como já funciona hoje o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Santana repassou a demanda ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que fará toda a avaliação para tornar a medida possível. Segundo o ministro, a ideia é concluir essa fase de estudos de implementação até o início das inscrições do Enem do próximo ano, ou seja, até maio de 2025.

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Neste domingo (10/11), candidatos encaram 45 questões de ciências da natureza, e 45 de matemática e suas tecnologias
Neste domingo (10/11), candidatos encaram 45 questões de ciências da natureza, e 45 de matemática e suas tecnologias
Portões se fecharam às 13h (horário de Brasília)
Segundo dia de provas tem 30 minutos de duração a menos que o primeiro

Fortalecimento do Enem

O presidente do Inep, Manuel Palácios, entende que a medida é uma forma de fortalecer o Enem. A ideia é utilizar a dimensão do exame, que foi aplicado neste domingo em 10 mil locais espalhados em 1.753 cidades do Brasil, para garantir uma chance maior das pessoas certificarem a conclusão do ensino médio.

O Encceja, segundo ele, será mantido e, caso a medida seja implementada no Enem 2025, as duas formas de certificação serão oferecidas pelo Ministério da Educação.

“Vamos nos debruçar agora sobre a demanda feita pelo ministro e apresentar a melhor proposta. O objetivo é garantir um acesso maior aos jovens, e aí vamos avaliar o fluxo”, expôs Palácios.

Para o presidente do Inep, é bem provável que, com o tempo, o Enem se mostre uma alternativa mais interessante e acessível aos jovens, nesse sentido, em relação ao Encceja.

Segunda medida: convergir Saeb e Enem

Outra proposta anunciada por Camilo Santana para o Enem 2025 é convergir a prova do exame com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa medida também será avaliada e estudada pelo Inep nos próximos meses, até a abertura das inscrições no próximo ano.

Santana deseja que os candidatos que se inscreverem no Enem, em maio de 2025, já recebam o edital atualizado com as novas regras e implementações.

O segundo dia de provas do Enem, neste domingo, teve uma abstenção de 30,6%, a menor dos últimos anos. Em 2023, foi de 32% e, em 2022, de 32,1%. A taxa de presença, portanto, foi de 69,4%.

No comparativo entre os estados, a maior abstenção do segundo dia de provas do Enem foi registrada no Amazonas (44,7%), seguido de Mato Grosso (35,7%), Acre (35,5%) e Amapá (34,7%). A menor taxa foi registrada no Ceará (24,3%).

O caderno de provas deste domingo foi composto por 90 questões, divididas em dois blocos temáticos: 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 de matemáticas e suas tecnologias.

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