Na manhã desta segunda-feira (10), um avião particular modelo Twin Commander 690D, fabricado em 1985, realizou um pouso de barriga no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP). Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.
A aeronave, que partiu de Maringá (PR) com destino a Sorocaba, tocou o solo às 8h53. Segundo a Embraer, o avião teve uma falha no trem de pouso e deslizou aproximadamente 500 metros pela pista. Durante a manobra, houve vazamento de combustível e um princípio de incêndio, que foi rapidamente controlado pelas equipes de emergência do aeroporto.
Quatro pessoas estavam a bordo e saíram ilesas após o pouso forçado. Por volta das 10h, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz fechou a pista para a remoção da aeronave. Segundo a Rede VOA, empresa responsável pela gestão do aeroporto, a pista ainda estava interditada às 11h enquanto a aeronave era rebocada.
Outro incidente recente
Este não é o primeiro problema registrado no Aeroporto de Sorocaba. Em 23 de dezembro de 2024, uma aeronave ficou presa em um buraco após o asfalto ceder durante a decolagem. O incidente ocorreu no ponto de giro da cabeceira 19, deixando a aeronave PS-MAK imobilizada. A pista precisou ser interditada até a remoção completa da aeronave.
A Rede VOA informou, na ocasião, que a abertura de um NOTAM (aviso para cancelamento de pousos e decolagens) foi solicitada para garantir a segurança das operações até que o problema fosse resolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário