ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Trump anuncia nova leva de tarifas de até 30% sobre parceiros comerciais; veja países afetados

Estadão

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9, uma nova leva de tarifas sobre parceiros comerciais. Segundo o republicano, os países afetados são:

  • Argélia: 30%
  • Filipinas: 20%
  • Líbia: 30%
  • Iraque: 30%
  • Moldávia: 25%
  • Brunei: 25%
  • Sri Lanka: 30%
O presidente dos EUA, Donald Trump Foto: Evan Vucci/AP

As tarifas sobre os produtos exportados aos Estados Unidos devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, a menos que os países afetados fechem um acordo comercial com os americanos.



As tarifas sobre os produtos exportados aos Estados Unidos devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, a menos que os países afetados fechem um acordo comercial com os americanos.

Com essa nova rodada, já são 21 os países que receberam cartas de Trump com acordos comerciais. As cartas enviadas repetem os mesmos termos usados nas comunicações anteriores, como as dirigidas a Japão, Coreia do Sul, África do Sul, Tunísia e outros, divulgadas na segunda-feira, 7.

Trump afirma que os países se beneficiam de acesso ao mercado americano ao mesmo tempo em que impõem barreiras às exportações dos EUA. Ele condiciona a suspensão das tarifas à conclusão de acordos bilaterais antes do fim de julho.

As cartas também contêm uma cláusula de retaliação. Trump ameaça elevar ainda mais as tarifas caso os países respondam com medidas semelhantes. “Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao (valor) que cobramos”, diz o texto.

As tarifas são independentes de tarifas setoriais já existentes e, além disso, os documentos alertam que “bens transbordados para evitar tarifas mais altas estarão sujeitos à tarifa mais alta”, embora sem detalhes sobre a forma de aplicação da regra.

Trump também anunciou nesta semana uma tarifa de 50% sobre as exportações de cobre para os Estados Unidos. A medida deverá ter baixo impacto sobre embarques do Brasil para o mercado americano. As mineradoras do País pouco exportam o metal para o território americano, segundo Rafael Marchi, diretor da consultoria Alvarez & Marsal e especialista na área de mineração. Os grandes mercados de cobre brasileiro são China, Alemanha, Suécia, Polônia e Bulgária.

Para os Estados Unidos, neste ano, de janeiro a junho, as exportações atingiram US$ 136 milhões, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Comércio e Serviços (Mdic).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem titubear, Tarcísio aponta o culpado pelas tarifas de Trump

 JCO 10/07/2025 às 07:49 O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou categoricamente que a culpa pela imposição da tar...